Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8575
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Arrigo, Viviane-
dc.creatorPadilha, Geovane Felipe-
dc.date2024-12-02-
dc.date.accessioned2025-05-05T17:56:52Z-
dc.date.available2025-05-05T17:56:52Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8575-
dc.description.abstractThe present study presents research conducted at the Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, whose objective was to identify the contributions of planning, creating, and evaluating educational games to the initial training of science teachers. For this purpose, a Pedagogical Workshop was held during the I Academic Week of Physics and Chemistry (I SAFQ), with the participation of 21 undergraduate students from the Chemistry, Physics, and Biological Sciences degree programs. During the workshop, theoretical-methodological concepts related to the creation and use of educational games were addressed, which were later developed by the participants using a digital tool. Data collection occurred in two stages: 1) Initial Questionnaire (QI) conducted prior to the workshop activities and 2) Final Questionnaire (QF) conducted after the activities. The qualitative methodology employed for analysis was inspired by Discursive Textual Analysis (DTA), and the Strands of Teacher Learning (FAD) were adapted to the context of the investigation and used as a priori categories. The results revealed the occurrence of responses in practically all foci, for both the QI and QF, with emphasis on Focus 1* [interest in educational games] and Focus 2* [practical knowledge of educational games], demonstrating that the workshop served as a significant first contact for the participants with the work on educational games. However, the low number of responses in Focus 5* revealed the need for broader and more continuous training regarding the use of educational games, essential for strengthening the teachers' identity and autonomy concerning the use of this tool.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo apresenta uma pesquisa realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, cujo objetivo foi identificar as contribuições do planejamento, construção e avaliação de jogos didáticos para a formação inicial de professores de Ciências. Para este propósito, foi desenvolvida uma Oficina Pedagógica ministrada durante a I Semana Acadêmica de Física e Química (I SAFQ), na qual participaram 21 licenciandos dos cursos de licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas. Durante a oficina foram abordados conceitos teóricometodológicos inerentes à criação e utilização de jogos didáticos, os quais, posteriormente, foram desenvolvidos pelos participantes utilizando uma ferramenta digital. A coleta de dados se deu em duas etapas: 1) Questionário Inicial (QI) realizado anteriormente às atividades da oficina e 2) Questionário Final (QF) realizado após as atividades. A metodologia de análise empregada, de natureza qualitativa, foi inspirada na Análise Textual Discursiva (ATD) e os Focos da Aprendizagem Docente (FAD) foram adaptados ao contexto da investigação e utilizados como categorias a priori. Os resultados revelaram a incidência de respostas em praticamente todos os focos, tanto para o QI quanto para o QF, com destaque para os Foco 1* [interesse pelos jogos didáticos] e Foco 2* [conhecimento prático de jogos didáticos], demonstrando que a oficina serviu como um primeiro contato significativo dos licenciandos com o trabalho com jogos didáticos. Contudo, o baixo número de respostas no Foco 5* revelou a necessidade de uma formação mais ampla e contínua no que tange o trabalho com jogos didáticos, essencial para fortalecer a identidade e a autonomia docente dos professores em relação ao uso dessa ferramenta.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2025-04-29T23:14:39Z No. of bitstreams: 1 PADILHA.pdf: 8081338 bytes, checksum: 1defc2ef68ea289150e2c2c7be5d4fc6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-05-05T17:56:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PADILHA.pdf: 8081338 bytes, checksum: 1defc2ef68ea289150e2c2c7be5d4fc6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-05T17:56:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PADILHA.pdf: 8081338 bytes, checksum: 1defc2ef68ea289150e2c2c7be5d4fc6 (MD5) Previous issue date: 2024-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleExplorando a construção e avaliação de jogos didáticos na formação de professores de ciências: um olhar pelos focos da aprendizagem docentept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PADILHA.pdf7,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.