Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.contributor.referee1 | Caprara, Bernardo | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ivone Maria Mendes | - |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.creator | Rosa, Joviana Vedana | - |
dc.date | 2016-12-01 | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-03T19:38:52Z | - |
dc.date.available | 2017-08-03T19:38:52Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-21 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/857 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho tenho como objetivo compreender, por meio de pesquisa bibliográfica, como a pesquisa como princípio pedagógico está inserida na proposta do ensino médio politécnico do Rio Grande do Sul (2011-2014). Dados de abandono, evasão e repetência, revelam que o ensino médio necessita de mudanças para se adequar às novas dinâmicas das juventudes, a reforma curricular do ensino médio do Rio Grande do Sul, foi uma proposta de mudança e tentativa de adequação às expectativas juvenis, bem como às transformações do mundo trabalho. Por meio do debate sobre currículo, revisão da legislação e diretrizes curriculares discuto a relação das perspectivas de formação no ensino médio e trago a perspectiva do ensino médio integrado, o qual visa a indissociação entre a formação geral e formação específica e tem por objetivo a formação humana e crítica, bases para a concepção de politecnia, que fundamenta a proposta curricular do ensino médio do Rio Grande do Sul. Desta forma, a pesquisa se insere nesta proposta como um princípio pedagógico e educativo, em que, no mesmo sentido do ensino integral, busca a formação do pensamento crítico, a construção de conhecimentos significativos, por meio da apropriação dos conceitos científicos e tecnológicos do meio social e natural, estabelecendo relações entre a teoria e prática e entre as partes (as disciplinas) e a totalidade (as suas inter-relações). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-07-31T16:35:56Z No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 880763 bytes, checksum: 9891b48589fc2ed0425e4174a3cfd2c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-03T19:38:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 880763 bytes, checksum: 9891b48589fc2ed0425e4174a3cfd2c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-03T19:38:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 880763 bytes, checksum: 9891b48589fc2ed0425e4174a3cfd2c8 (MD5) Previous issue date: 2016-12-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject | Politecnia | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.title | A pesquisa como princípio educativo e pedagógico: análise da proposta do ensino médio politécnico do Rio Grande do Sul (2011-2014) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSA.pdf | 860,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.