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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Caprara, Bernardo-
dc.contributor.referee2Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee3Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.creatorRosa, Joviana Vedana-
dc.date2016-12-01-
dc.date.accessioned2017-08-03T19:38:52Z-
dc.date.available2017-08-03T19:38:52Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/857-
dc.description.resumoNeste trabalho tenho como objetivo compreender, por meio de pesquisa bibliográfica, como a pesquisa como princípio pedagógico está inserida na proposta do ensino médio politécnico do Rio Grande do Sul (2011-2014). Dados de abandono, evasão e repetência, revelam que o ensino médio necessita de mudanças para se adequar às novas dinâmicas das juventudes, a reforma curricular do ensino médio do Rio Grande do Sul, foi uma proposta de mudança e tentativa de adequação às expectativas juvenis, bem como às transformações do mundo trabalho. Por meio do debate sobre currículo, revisão da legislação e diretrizes curriculares discuto a relação das perspectivas de formação no ensino médio e trago a perspectiva do ensino médio integrado, o qual visa a indissociação entre a formação geral e formação específica e tem por objetivo a formação humana e crítica, bases para a concepção de politecnia, que fundamenta a proposta curricular do ensino médio do Rio Grande do Sul. Desta forma, a pesquisa se insere nesta proposta como um princípio pedagógico e educativo, em que, no mesmo sentido do ensino integral, busca a formação do pensamento crítico, a construção de conhecimentos significativos, por meio da apropriação dos conceitos científicos e tecnológicos do meio social e natural, estabelecendo relações entre a teoria e prática e entre as partes (as disciplinas) e a totalidade (as suas inter-relações).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-07-31T16:35:56Z No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 880763 bytes, checksum: 9891b48589fc2ed0425e4174a3cfd2c8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-03T19:38:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 880763 bytes, checksum: 9891b48589fc2ed0425e4174a3cfd2c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-03T19:38:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 880763 bytes, checksum: 9891b48589fc2ed0425e4174a3cfd2c8 (MD5) Previous issue date: 2016-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectPolitecniapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.titleA pesquisa como princípio educativo e pedagógico: análise da proposta do ensino médio politécnico do Rio Grande do Sul (2011-2014)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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