Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/85
Tipo: Dissertação
Título: A língua útil para o trabalho: no entremeio de sentidos da educação profissional e tecnológica e do ensino de língua portuguesa
Autor(es): Palaro, Elisandra Aparecida
Primeiro Orientador: Luz, Mary Neiva Surdi da
Resumo: Neste trabalho analisamos o discurso sobre o ensino de Língua Portuguesa materializado em documentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Erechim, instituição que faz parte da Educação Profissional e Tecnológica. Constituímos o arquivo da pesquisa por Projetos Pedagógicos de cursos técnicos e superiores dessa instituição, buscando compreender que saberes sobre a Língua Portuguesa estão em funcionamento nesse discurso. Assumimos como aporte teórico-metodológico a teoria da Análise de Discurso (AD), de orientação pecheutiana e a História das Ideias Linguísticas (HIL), mobilizando as noções de ideologia, memória, formação discursiva, interdiscurso, intradiscurso, condições de produção, historicidade, temporalidade e paráfrase. Analisamos seis recortes discursivos (RDs) constituídos por sequências discursivas (SDs) recortadas desses documentos de acordo com regularidades. Nesse corpus, atentamos para quais saberes são postos em funcionamento, compreendendo como está constituída a discursividade sobre o ensino de Língua Portuguesa na/da Educação Profissional e Tecnológica em documentos institucionais. Chegamos à compreensão de que uma língua útil ao trabalho, ensinada para instrumentalizar o sujeito-trabalhador é constituída na confluência entre saberes da formação humana e da formação profissional. Essa língua útil ao trabalho predomina no discurso da instituição materializado nos Projetos Pedagógicos. Para chegar a essa compreensão, analisamos o funcionamento da memória da Educação Profissional e Tecnológica e do ensino de Língua Portuguesa em ressonância nos documentos institucionais que constituem o arquivo de nossa pesquisa. Dessa forma, compreendemos que funcionam nesse discurso saberes tecnicistas e saberes gramaticais, responsáveis pelo imaginário de língua útil ao trabalho. Compreendemos também a confluência desses sentidos com outros vindos de discursividades contemporâneas que trazem saberes de teorias linguísticas mais recentes para o discurso. Existe uma confluência de saberes, que não fica apenas no encontro, mas que produz um efeito de tensão entre eles. Tensão entre o mesmo e o diferente, entre a memória e a atualidade. Dessa forma, saberes de teorias contemporâneas do ensino de língua se confluem com saberes do ensino instrumental, do ensino gramatical. E uma língua útil ao trabalho é constituída nesse lugar de entremeio.
Abstract/Resumen: This study analyzes the discourse of the Portuguese language‟s education materialized in documents from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (FIRS) - Campus Erechim, institution that is part of Vocational and Technical Education. Our research‟s file is formed by pedagogical projects of technical and higher courses of this institution, seeking to understand what knowledge about the Portuguese language are operating in that speech. We assume the theoretical and methodological contributions of the pecheutiana theory of Discourse Analysis (DA), and Linguistic History of Ideas (LHI), mobilizing notions of ideology, memory, discursive formation, interdiscourse, intradiscourse, production conditions, historicity, temporality and paraphrase. We analyze six discursive excerpts (DEs) consisting of discursive sequences (DSs) cropped of the documents according to its regularities. In this corpus, we look at which knowledge are functioning and how it is constituted understanding the discourse about Portuguese language‟s education in Vocational and Technical Education in institutional documents. We came to the realization that a useful language to work, taught to instrumentalized the subjetc-worker is formed at the confluence of knowledge of human development and vocational training. This language useful to work predominates in the discourse of the institution materialized in pedagogical projects. To reach this understanding, we analyze the functioning of the memory of Vocational and Technical Education and the Portuguese language‟s education resonating in institutional documents that constitute our research‟s archive. Thus, we understand that works in this discourse, technologic knowledge and grammatical knowledge, responsible for the imaginary of useful work language. We also understand the confluence of these meanings with others from contemporary discourses that bring knowledge of latest linguistic theories for speech. There is a confluence of knowledge, which is not only meeting, but which has the effect of tension between them. Tension between the same and the different, between memory and actuality. Thus, knowledge of contemporary theories of language‟s education may converge with knowledge of instrumental‟s education, grammar‟s education. And a useful language to work in this place consists of junction.
Palavras-chave: Análise de discurso
História das idéias linguísticas
Língua portuguesa
Ensino profissional
Ensino técnológico
Disciplina de língua portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/85
Data do documento: 27-Mai-2014
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PALARO.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.