Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8616
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Caram, Juliano Paccos | - |
dc.creator | Guisso, Geferson | - |
dc.date | 2018-08-21 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-14T12:13:32Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-07-14T12:13:32Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8616 | - |
dc.description.abstract | The period protocristianism features the passing greek philosophy for patristic philosophy, mainly about subjects as immortality of the soul. San Justine of Rome in mid the century II d.C. (after Crist) was a pioneer in establishing a relations between pagan philosophy and faith crist. This work features a historic contextualization of the beginnings of christianity the influences greek philosophy in christian philosophy, this time and particularities in development patristic philosophy approching immortality thematic of the soul in Plato’s thought and his negative by San Justine of Rome. The analysis of the Platonic’s works and the Justine’s works evidence of proximity and also distance in thougth these philosophers demonstrating specific objetives in the moment was write. The historic and philosophical search broadens understanding about these philosophical currents, eliminating prejudices and highlighting the intelectuais contributions by philosophy history. | pt_BR |
dc.description.resumo | O período do protocristianismo representa a passagem da filosofia grega para a filosofia patrística, principalmente sobre temas como a imortalidade da alma. São Justino de Roma, em meados do século II d.C., foi pioneiro ao estabelecer uma relação entre a filosofia pagã e a fé cristã. Este trabalho apresenta uma contextualização histórica dos primórdios do cristianismo, as influências da filosofia grega na filosofia cristã dessa época e as peculiaridades no desenvolvimento da filosofia patrística, abordando a temática da imortalidade da alma no pensamento de Platão e a sua negação por São Justino de Roma. A análise das obras platônicas e das obras justinianas evidencia a proximidade e, também, o distanciamento no pensamento desses filósofos, demonstrando objetivos específicos no momento em que foram escritos. A pesquisa histórica e filosófica amplia a compreensão sobre essas correntes filosóficas, eliminando preconceitos e ressaltando as contribuições intelectuais para a história da filosofia. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-07-11T12:11:38Z No. of bitstreams: 1 GUISSO.pdf: 1180739 bytes, checksum: f842bdfb4f93841ce2504f4d72569967 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-07-14T12:13:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GUISSO.pdf: 1180739 bytes, checksum: f842bdfb4f93841ce2504f4d72569967 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-14T12:13:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GUISSO.pdf: 1180739 bytes, checksum: f842bdfb4f93841ce2504f4d72569967 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Filosofia patrística | pt_BR |
dc.subject | Alma | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da religião | pt_BR |
dc.subject | Mortalidade | pt_BR |
dc.subject | Filosofia cristã | pt_BR |
dc.title | A negação do pensamento de Platão sobre a imortalidade da alma por São Justino de Roma | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GUISSO.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.