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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Neitzel, Odair-
dc.creatorLima, Emanoelly Cristini Peloso de-
dc.date2024-12-12-
dc.date.accessioned2025-07-14T12:15:21Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-07-14T12:15:21Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8617-
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em apresentar, de maneira geral, o suicídio dentro do campo da educação, principalmente quando falamos de crianças e adolescentes, que em muitas ocasiões são negligenciados pelos professores, pais e familiares. Não se buscará uma crítica e sim um entendimento sobre o tema. Precisamos analisar alguns pontos de vista de pesquisadores que redigiram suas pesquisas em detalhes, com números sobre a mortalidade de jovens. Portanto, em um primeiro momento a abordagem será voltada à educação, e em como os professores estão sendo preparados para lidar com essas situações no ambiente escolar. Em um segundo momento, a busca será por outra perspectiva, analisando a parte filosófica e a parte literária da atitude de tirar a própria vida. Entender a funcionalidade da vida ou que talvez a vida não tenha uma funcionalidade pré definida é um dos fatores que faz o ser humano entender a relação de si mesmo com a vida na qual está inserido, e quando essa conscientização não acontece, por muitas vezes, acaba-se perdendo o sentido para viver. Quando as pessoas se encontram em idade avançada há também uma preocupação em não ser mais auto suficiente, tornando- se obsoleto à vida, e é nesse momento que muitos idosos começam a perder o gosto de estarem vivos, e acabam, assim como os jovens, perdendo-se em meio uma sociedade na qual não se pode descansar, uma sociedade exausta, cheia de transtornos mentais como a depressão, ansiedade, melancolia, comodidade, excesso de positividade ou de negatividade, cobrança excessiva ou a falta dela, e muitas outras aqui não abordadas. Tudo deve ter um equilíbrio, extremos nunca são bons, sejam eles positivos ou negativos, e é neste ponto que este trabalho se encaixa, entendendo que tirar a vida é uma questão de livre-arbítrio, mas também tentar entender o que faz um ser humano perder a vontade de viver. Esta pesquisa qualitativa consiste em entender os pontos de vista de alguns pesquisadores e principalmente do professor Thomas Macho, que será o principal norteador deste trabalho. Por fim, o resultado será uma pesquisa clara e objetiva, que contribuirá para a compreensão do suicídio de forma acessível, destacando a importância do papel da escola na abordagem de temas sensíveis e delicados como este.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-07-11T12:29:42Z No. of bitstreams: 1 LIMA.pdf: 470101 bytes, checksum: 6ae6cf27694ec0c7801a003cf8bac25c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-07-14T12:15:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIMA.pdf: 470101 bytes, checksum: 6ae6cf27694ec0c7801a003cf8bac25c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T12:15:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIMA.pdf: 470101 bytes, checksum: 6ae6cf27694ec0c7801a003cf8bac25c (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSuicídiopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleSuicídio: em uma perspectiva moderna de Thomas Machopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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