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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fonsêca, Graciela Soares-
dc.creatorPessoa, Harlan Cleyton de Ávila-
dc.creatorSantos, Jaisa Santana dos-
dc.date2024-06-26-
dc.date.accessioned2025-07-14T12:32:07Z-
dc.date.available2030-
dc.date.available2025-07-14T12:32:07Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8621-
dc.description.abstractThe early childhood period is crucial for the development of the central nervous system, when brain connections are shaped by biological and psychosocial influences, affecting motor, social, and cognitive development. Internal factors (heredity and genetics) and external factors (environment and experiences) play significant roles in this process. The use of mobile devices, such as cell phones and tablets, has become widespread, increasing screen exposure time among young children. In this context, the aim of the study is to analyze the effects of screen use on the neurodevelopment of children aged 0 to 5 years. This study conducted an integrative literature review, including studies published between 2014 and 2024 that addressed typically developing children, using the keywords: "Neurodevelopment," "Child Development," "Neurodevelopmental Disorders," "Screen Use," "Use of Screens," and "Screen Time" in the title or abstract. The database used was PubMed, meeting the following inclusion criteria: articles available in full text in English, considering a sample of typically developing children aged 0 to 5 years. The research resulted in 61 initial studies, of which 17 were selected after applying the inclusion and exclusion criteria. The results were classified into three main categories: cognition, language, and socioemotional development. The impact of screen use on cognition was addressed by eight studies, which pointed to cognitive delays associated with excessive screen use. These delays involved attention problems, academic performance, play skills, and problem-solving abilities. Some studies indicated that the use of televisions and "media multitasking" were particularly related to cognitive deficits. Language development was analyzed by eight studies, which found negative associations between screen time and language skills. Excessive use of mobile devices was especially harmful to comprehension and expressive skills. Children exposed to more than one hour of screen time daily showed significant delays in receptive and expressive language, as well as difficulties in general communication. Regarding socioemotional development, 12 studies were reviewed. Prolonged screen exposure was associated with difficulties in social and emotional skills, including behavior and social interaction problems. Reduced face-to-face interaction with parents and other children due to excessive screen time was a crucial factor contributing to these problems. The reviewed studies indicate that excessive screen use during early childhood has significant detrimental effects on neurological development.pt_BR
dc.description.resumoA primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento do sistema nervoso central, quando conexões cerebrais são moldadas por influências biológicas e psicossociais, afetando o desenvolvimento motor, social e cognitivo. Fatores internos (hereditariedade e genética) e externos (ambiente e experiências) desempenham papéis significativos nesse processo. O uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets, tornou-se amplamente difundido, aumentando o tempo de exposição às telas entre crianças pequenas. Nesse contexto, o objetivo do estudo é analisar os efeitos do uso de telas no neurodesenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos. Este estudo realizou uma revisão integrativa da literatura incluindo estudos publicados entre 2014 e 2024 que abordaram crianças de desenvolvimento típico, utilizando as palavras-chave: Neurodevelopment”, “Child Development”, “Neurodevelopmental Disorders”, “Screen Use”, “Use of Screens” e “Screen Time” no título ou no resumo do texto. A base de dados utilizada foi o PubMed, atendendo os seguintes critérios de inclusão: artigos disponíveis em inglês, na íntegra, considerando amostra com crianças de neurodesenvolvimento típico, na faixa etária de 0 a 5 anos. A pesquisa resultou em 61 estudos iniciais, dos quais 17 foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados foram classificados em três categorias principais: cognição, linguagem e socioemocional. O impacto do uso de telas na cognição foi abordado por oito estudos, que apontaram atrasos cognitivos associados ao uso excessivo de telas. Esses atrasos envolveram problemas de atenção, desempenho acadêmico, habilidades lúdicas e capacidade de resolução de problemas. Alguns estudos indicaram que o uso de televisões e "media multitasking" estavam particularmente relacionados a déficits cognitivos. O desenvolvimento da linguagem foi analisado por oito estudos, que encontraram associações negativas entre o tempo de tela e as habilidades linguísticas. O uso excessivo de dispositivos móveis foi especialmente prejudicial para a compreensão e habilidades expressivas. Crianças expostas a mais de uma hora diária de telas apresentam atrasos significativos na linguagem receptiva e expressiva, assim como dificuldades na comunicação em geral. No que tange ao desenvolvimento socioemocional, 12 estudos foram revisados. A exposição prolongada às telas foi associada a dificuldades nas habilidades sociais e emocionais, incluindo problemas de comportamento e interação social. A diminuição da interação face a face com os pais e outras crianças, devido ao tempo excessivo em frente às telas, foi um fator crucial que contribuiu para esses problemas. Os estudos revisados indicam que o uso excessivo de telas durante a primeira infância tem efeitos prejudiciais significativos no desenvolvimento neurológico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-07-11T13:39:18Z No. of bitstreams: 1 PESSOA-SANTOS.pdf: 392057 bytes, checksum: d08ebbce5fc5653231e4ee39b0563d7c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-07-14T12:32:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PESSOA-SANTOS.pdf: 392057 bytes, checksum: d08ebbce5fc5653231e4ee39b0563d7c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T12:32:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PESSOA-SANTOS.pdf: 392057 bytes, checksum: d08ebbce5fc5653231e4ee39b0563d7c (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDispositivos eletrônicospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.titleEfeitos do uso de tela no neurodesenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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