Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8686
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andreis, Adriana Maria | - |
dc.creator | Qian, Samira Santana | - |
dc.date | 2025-07-04 | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-11T18:00:57Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-08-11T18:00:57Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8686 | - |
dc.description.abstract | Fieldwork has historically been part of various processes in the development of geographical thought, due to its ability to connect spatial reality with theoretical concepts, as well as its openness to observation and understanding of the landscape. The main objective of this research is to understand the importance of fieldwork in the training of geography teachers. To this end, three key dimensions are considered: the training of geography teachers; fieldwork; and the concept of landscape. Teacher training is regarded as a continuous process, involving both formal qualification and ongoing professional development, in which fieldwork serves as a methodology that supports deeper and more critical understanding of the landscape. The landscape, in turn, allows for a complex perception that includes both visual and sensory elements, which are essential for geographical understanding. The research method involves both a theoretical approach, through the study of publications, and an empirical one, through the observation of fieldwork activities in geography teacher education. During the investigation, it was observed that students showed increased curiosity and engagement during fieldwork, asking questions and making comments about what was being studied. The research provided discussions that reinforced the importance of fieldwork in the training of geography teachers, demonstrating not only that it is essential to teacher education, but also that it should be conducted in person and collectively. | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho de campo (TC) ao longo da história vem fazendo parte de diversos processos da formação do pensamento geográfico, por sua possibilidade de articulação entre a realidade espacial e os conceitos, e pela abertura às relações de observação e compreensão da paisagem. O objetivo principal desta pesquisa, é compreender a importância do trabalho de campo na formação do professor de geografia, para tanto, são consideradas as dimensões principais: a formação do professor de Geografia; o trabalho de campo e o conceito de paisagem. A formação do professor é considerada um processo contínuo, envolvendo tanto a habilitação formal quanto o aperfeiçoamento constante na prática, na qual o trabalho de campo é uma metodologia que auxilia por permitir uma compreensão mais profunda e crítica da paisagem. A paisagem, por sua vez, abre para uma percepção complexa que inclui elementos visuais e sensoriais, essenciais para o entendimento geográfico, O método da pesquisa envolve natureza teórica pelo estudo de publicações, e natureza empírica, pelo acompanhamento de trabalhos de campo na licenciatura em Geografia. Durante a investigação, foi possível constatar que no trabalho de campo os alunos se sentem mais curiosos e interessados, fazendo perguntas e comentando sobre o que está sendo estudado. A pesquisa ofereceu discussões que reforçaram a importância do trabalho de campo na formação do professor de Geografia, não só demonstraram que o trabalho de campo é fundamental na formação do professor de Geografia, mas também que é fundamental que seja realizado de modo presencial e coletivamente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-04T16:31:43Z No. of bitstreams: 1 QIAN.pdf: 6233721 bytes, checksum: 27bcf24f9cd182edb7db974933917316 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-08-11T18:00:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 QIAN.pdf: 6233721 bytes, checksum: 27bcf24f9cd182edb7db974933917316 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-11T18:00:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 QIAN.pdf: 6233721 bytes, checksum: 27bcf24f9cd182edb7db974933917316 (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O trabalho de campo na formação do professor de geografia: a relevância da presencialidade e da coletividade | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
QIAN.pdf | 6,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.