Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andreis, Adriana Maria-
dc.creatorBattistel, Kaiane Lamonato-
dc.date2025-07-04-
dc.date.accessioned2025-08-11T18:43:56Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-08-11T18:43:56Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8690-
dc.description.abstractThis Undergraduate Thesis investigates the Brazilian regional representativeness in the images of the textbook Amplitude Geografia 7, adopted in the 7th grade of Elementary School in a public school in the municipality of Nova Erechim (SC). The main objective is to discuss how Brazil's regions are visually represented in this material, considering the frequency, content, and meanings attributed to the images. The research is qualitative in nature, based on a bibliographic and documentary study of the textbook, adopting hermeneutics as a methodological foundation to interpret the meanings present in the images within their pedagogical context, and the evidentiary paradigm, which guides the critical reading of visual and symbolic clues. The analyzed images were classified into three general categories: Natural Landscape, Cultural Landscape, and Cultural-Economic Landscape. These categories were then organized into thematic subcategories such as vegetation, historical heritage, folk festivals, economic activities, among others. The analysis revealed patterns of luminosity and opacity, according to the concepts of Milton Santos, highlighting the emphasis on traditional and cultural representations to the detriment of more complex urban, social, and economic aspects. It is concluded that the images in the textbook are not neutral, but bear ideological meanings that influence students' geographical perspective, reinforcing the need for a critical and plural visual approach in Geography education.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso investiga a representatividade regional brasileira nas imagens do livro didático Amplitude Geografia 7, adotado no 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Nova Erechim (SC). O objetivo principal é discutir como as regiões do Brasil são representadas visualmente nesse material, considerando a frequência, o conteúdo e os sentidos atribuídos às imagens. A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada em um estudo bibliográfico documental do livro didático, assim adotando como fundamentos metodológicos a hermenêutica, para interpretar os significados presentes nas imagens em seu contexto pedagógico, e o paradigma indiciário, que orienta a leitura crítica de indícios visuais e simbólicos. As imagens analisadas foram classificadas em três categorias gerais : Paisagem Natural, Paisagem Cultural e Paisagem Cultural Econômica . A partir delas, organizadas em subcategorias temáticas, como vegetação, patrimônio histórico, festas populares, atividades econômicas, entre outras. A análise revelou padrões de luminosidade e opacidade, conforme os conceitos de Milton Santos, evidenciando a valorização de representações tradicionais e culturais em detrimento de aspectos urbanos, sociais e econômicos mais complexos. Conclui-se que as imagens presentes no livro didático não são neutras, mas portadoras de significados ideológicos que influenciam a formação do olhar geográfico dos estudantes, reforçando a necessidade de uma abordagem visual crítica e plural no ensino de Geografia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-04T17:11:19Z No. of bitstreams: 1 BATTISTEL.pdf: 1092869 bytes, checksum: 0395555663b081645b030316eb5906c3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-08-11T18:43:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BATTISTEL.pdf: 1092869 bytes, checksum: 0395555663b081645b030316eb5906c3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-11T18:43:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BATTISTEL.pdf: 1092869 bytes, checksum: 0395555663b081645b030316eb5906c3 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectRegiões do Brasilpt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.titleA representatividade regional brasileira no livro didático de geografia do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATTISTEL.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.