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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Taffarel, Eliane-
dc.creatorAlmeida, Luiza Fagundes de-
dc.date2025-07-04-
dc.date.accessioned2025-08-11T20:03:43Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-08-11T20:03:43Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8703-
dc.description.abstractThis research investigates the representations of Afro-Brazilian religions, especially Candomblé and Umbanda, in the pages of O Cruzeiro magazine during the Brazilian civil-military dictatorship (1964–1985). The main objective is to analyze how the magazine contributed to the construction of an "ideal religiosity" that marginalized and criminalized African-based spiritual practices. Using a qualitative methodology and based on Tânia de Luca’s framework for interpreting periodicals as cultural artifacts, the study examines the magazine's textual and visual narratives and their alignment with the authoritarian regime’s ideological discourse. The findings reveal that O Cruzeiro actively promoted stereotypes and symbolically silenced Afro-religious communities, legitimizing instead a Christian, white, Western model of religiosity. The concluding remarks emphasize that the repression against these religions went beyond physical violence and was deeply reinforced by symbolic mechanisms of the media — many of which continue to echo in contemporary expressions of religious intolerance and structural racism.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga as representações das religiões afro-brasileiras, especialmente o Candomblé e a Umbanda, nas reportagens da revista O Cruzeiro durante o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). O objetivo principal é analisar de que forma o periódico contribuiu para a construção de uma “religiosidade ideal” que marginalizava e criminalizava práticas religiosas de matriz africana. Por meio de uma abordagem qualitativa e da metodologia de análise de periódicos proposta por Tânia de Luca, o trabalho observa os discursos visuais e textuais da revista e sua articulação com os interesses ideológicos do regime. A pergunta de pesquisa é: quais representações a revista O Cruzeiro faz da Umbanda e do Candomblé, no contexto da Ditadura Militar?. Os resultados indicam que O Cruzeiro atuou como um agente ativo na difusão de estereótipos, promovendo o silenciamento simbólico e social de comunidades afro-religiosas, ao mesmo tempo em que legitimava práticas religiosas alinhadas à moral cristã e à ideia de nação branca e ocidental. Conclui-se que a repressão sofrida por essas religiões durante o regime ditatorial não se limitou à esfera física, mas foi fortemente reforçada por mecanismos simbólicos da mídia — muitos dos quais persistem na contemporaneidade, alimentando a intolerância religiosa e o racismo estrutural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-11T17:15:23Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 12876975 bytes, checksum: 0891cf71eb9fea873a51a1425e764c53 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-11T20:03:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 12876975 bytes, checksum: 0891cf71eb9fea873a51a1425e764c53 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectReligiões afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectDiscriminação religiosapt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.titleNarrativas de controle: Candomblé, Umbanda e a construção da “religiosidade ideal” na revista O Cruzeiro - Ditadura Civil-Militar (1964-1985)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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