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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Recktenvald, Marcelo-
dc.creatorSilva, João Augusto Batistello Maura da-
dc.date2025-07-09-
dc.date.accessioned2025-08-22T15:50:39Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-08-22T15:50:39Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8756-
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze, from the perspective of employees at a private retail banking agency in Chapecó/SC, the organizational factors that influence their work motivation and its relationship with indicators of Burnout Syndrome. The guiding research question was: what factors influence motivation or demotivation among private-sector bank workers in Chapecó? The methodological approach combined qualitative and quantitative methods through a census-based case study applied to a bank branch with 15 employees, of whom 12 effectively participated. A questionnaire was used, consisting of closed-ended questions, one open-ended question, and items assessing emotional dimensions related to Burnout Syndrome. Quantitative data were analyzed using simple descriptive statistics, while qualitative data were examined using content analysis techniques. The results indicated that the main demotivating factors were pressure to meet targets, performance demands, and lack of institutional recognition. On the other hand, the most motivating aspects included a shorter workday, financial return, and alignment with the role performed. Regarding emotional state, a low frequency of symptoms associated with Burnout was observed, with most responses indicating little or no occurrence of emotional exhaustion, depersonalization, and reduced professional accomplishment. The research contributes to the adoption of management practices that are more sensitive to employees’ needs, with the potential to improve quality of life at work and organizational performance.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar, sob a perspectiva dos colaboradores de uma agência bancária privada do varejo em Chapecó/SC, os fatores organizacionais que influenciam sua motivação no trabalho e sua relação com os indicadores da Síndrome de Burnout. A pergunta norteadora da pesquisa foi: quais fatores influenciam a motivação ou desmotivação para trabalhadores bancários de Chapecó no setor privado? O delineamento metodológico combinou abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de estudo de caso censitário, aplicado a uma agência bancária que contava com 15 funcionários, dos quais 12 participaram efetivamente. Utilizou-se um questionário composto por perguntas fechadas, uma questão aberta, e questões de avaliação de dimensões emocionais relacionadas à Síndrome de Burnout. Os dados quantitativos foram analisados por estatísticas descritivas simples, e os dados qualitativos foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os principais fatores de desmotivação se referem à pressão por metas, à cobrança por resultados e à carência de reconhecimento institucional, enquanto os aspectos mais motivadores envolvem a jornada reduzida, o retorno financeiro e a identificação com a função exercida. Quanto ao estado emocional, verificou-se baixa frequência de sintomas associados ao Burnout, com predominância de respostas indicando baixa ou nenhuma ocorrência de exaustão emocional, despersonalização e reduzida realização profissional. A pesquisa contribui para a adoção de práticas de gestão mais sensíveis às necessidades dos colaboradores, com potencial para melhoria da qualidade de vida no trabalho e da performance organizacional. Quanto ao estado emocional, verificou-se baixa frequência de sintomas associados ao Burnout, com predominância de respostas indicando baixa ou nenhuma ocorrência de exaustão emocional, despersonalização e reduzida realização profissional. A pesquisa contribui para a adoção de práticas de gestão mais sensíveis às necessidades dos colaboradores, com potencial para melhoria da qualidade de vida no trabalho e da performance organizacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-21T12:38:35Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 2062106 bytes, checksum: c1aa9d5531ebcfd174569dc1ded986e3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-08-22T15:50:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 2062106 bytes, checksum: c1aa9d5531ebcfd174569dc1ded986e3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-22T15:50:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 2062106 bytes, checksum: c1aa9d5531ebcfd174569dc1ded986e3 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivação do empregadopt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectEstresse profissionalpt_BR
dc.titleMotivação no setor bancário no varejo: estudo de caso de um banco privadopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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