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dc.contributor.advisor1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee1Lepke, Sonize-
dc.contributor.referee2Maraschin, Maria Lúcia Marocco-
dc.creatorCorassa, Tainá Deffaci-
dc.date2025-07-04-
dc.date.accessioned2025-09-04T18:27:41Z-
dc.date.available2025-08-01-
dc.date.available2025-09-04T18:27:41Z-
dc.date.issued2025-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8763-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to investigate the concepts of learning assessment reflected in the voices of literacy teachers in the literacy and literacy practice development process of first and 2nd grade elementary school students in the municipality of Itatiba do Sul, RS. Thus, the research proposed: a) Conduct a bibliographic survey on the topic to conceptualize the terms literacy, literacy, and learning assessment; b) Identify research conducted on the topic, using the State of Knowledge as a tool; c) Identify the concepts of learning assessment present in legal documents: municipal and federal; d) Analyze the concepts of learning assessment present in the voices of the literacy teachers participating in the research; e) Develop support material on assessment concepts to contribute to literacy teachers. The research problem arose from the researcher's concerns, which were to understand how literacy and literacy practice development processes are assessed by first- and second-grade elementary school teachers in the municipality of Itatiba do Sul. The research is qualitative, bibliographic in nature, through the reading of books, articles, theses, and dissertations; documentary in nature, through official documents; and fieldwork, through questionnaires administered to first- and second-grade elementary school teachers in Itatiba do Sul, Rio Grande do Sul. Data analysis was developed through Discursive Textual Analysis (DTA), which revealed three emerging categories: 1) The process of learning to read and write in different social contexts: considerations of literacy teachers; 2) Assessment of learning: contributions to teachers and students; 3) How to assess based on the concepts of literacy teachers. The analysis demonstrated that literacy and literacy development are distinct yet inseparable processes, developed simultaneously by teachers, drawing on a historical-cultural perspective to teach literacy and literacy. Learning assessment, in turn, is formative and diagnostic, aiming to observe the progress and challenges faced by students. Furthermore, it is part of the literacy process and contributes to both teachers and students in the teaching and learning processes. As a conclusion to the research, the educational product, "Descriptive Learning Report: Writing the Literacy Process of Students," was developed to assist literacy teachers by reflecting on literacy methods and types of learning assessment. This educational product serves as a supporting material for the preparation of descriptive learning reports for students in the literacy process.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve por objetivo investigar as concepções de avaliação da aprendizagem presente nas vozes das professoras alfabetizadoras no processo de alfabetização e letramento dos educandos do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental do município de Itatiba do Sul/RS. Assim, a pesquisa se propôs a: a) Realizar o levantamento bibliográfico sobre a temática, a fim de conceituar os termos de alfabetização, letramento e avaliação da aprendizagem; b) Identificar as pesquisas que foram realizadas sobre a temática, utilizando-se do Estado do Conhecimento como meio; c) Identificar as concepções de avaliação de aprendizagem presente em documentos legais: municipal e federal; d) Analisar as concepções de avaliação da aprendizagem presente nas vozes das professoras alfabetizadoras participantes da pesquisa; e) Elaborar um material de apoio sobre as concepções de avaliação, de modo a contribuir com as professoras alfabetizadoras. O problema de pesquisa surgiu das inquietações vivenciadas pela pesquisadora, que pretendia compreender como os processos de alfabetização e letramento são avaliados pelas professoras do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental do Município de Itatiba do Sul. A pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico, por meio da leitura de livros, artigos, teses e dissertações; documental, em documentos oficiais; e de campo, por meio de questionários para as professoras do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas de Itatiba do Sul/RS. A análise de dados se desenvolveu por meio da Análise Textual Discursiva – ATD, a qual evidenciou três categorias emergentes 1) O processo de aprender a ler e escrever em diferentes contextos sociais: considerações das professoras alfabetizadoras; 2) Avaliação da aprendizagem: contribuições ao professor e ao educando; 3) Como avaliar a partir das concepções das professoras alfabetizadoras. A análise demonstrou que alfabetização e letramento são processos distintos, porém, indissociáveis, sendo desenvolvidos simultaneamente pelas professoras, partindo de uma perspectiva histórico-cultural para alfabetizar e letrar. A avaliação da aprendizagem, por sua vez, é formativa e diagnóstica, com o intuito de observar o progresso e as dificuldades enfrentadas pelos educandos. Além disso, faz parte do processo de alfabetização e contribui com as professoras e os educandos nos processos de ensino e de aprendizagem. Como finalização da pesquisa, foi elaborado o produto educacional, “Relatório descritivo de aprendizagem: escrevendo o processo de alfabetização dos educandos”, com o intuito de auxiliar as professoras alfabetizadoras, trazendo reflexões sobre os métodos de alfabetização e os tipos de avaliação da aprendizagem, sendo esse um material de apoio para a elaboração dos relatórios descritivos de aprendizagem dos educandos em processo de alfabetização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2025-08-28T11:37:23Z No. of bitstreams: 1 CORASSA.pdf: 6239990 bytes, checksum: 3c6949b86a73a6a71da6f7a746122a87 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-09-04T18:27:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CORASSA.pdf: 6239990 bytes, checksum: 3c6949b86a73a6a71da6f7a746122a87 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessoras alfabetizadoraspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleO processo de alfabetização e letramento do 1º e do 2º ano do ensino fundamental: concepções de avaliação da aprendizagem presente nas vozes das professoras alfabetizadoraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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