Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8824
Tipo: Dissertação
Título: Coabitar incertezas: prática artística como ativadora de escutas da natureza
Autor(es): Schneider, Valdirene
Primeiro Orientador: Maciel, Marcela Alvares
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Silva, Ivone Maria Mendes
Terceiro membro da banca: Iop, Elisa
Resumo: O cenário contemporâneo é profundamente marcado por crises ecológicas e ambientais complexas que desorientam o viver e permeiam um cotidiano de incertezas. Tais crises, frequentemente atribuídas a mais de um século de queima de combustíveis fósseis e ao uso desordenado e insustentável da energia e do solo, exacerbam desastres e desigualdades, afetando ecossistemas frágeis e populações vulneráveis. Diante dessas incertezas, a fratura que separa natureza e cultura falha em abordar adequadamente os desafios ecológicos e, menos ainda, as possibilidades de um futuro que não implique mais ainda o esgotamento dos recursos do planeta. Frente a essa realidade, torna-se urgente a necessidade de reimaginar e reaprender a relação da humanidade com a natureza, superando a dicotomia histórico-cultural que a concebe como um recurso infinito. Nesse contexto, a arte contemporânea emerge como um campo fértil e uma prática interdisciplinar capaz de produzir saberes e subjetividades sensíveis. Este estudo investiga essas questões explorando intersecções entre ciências humanas, arte e ecologias, problematizando modos de ativar “escutas da natureza” em tempos de incertezas e emergências ecológicas a partir de práticas artísticas tendo, como objetivo, examinar uma prática artística de autoria desta artista-pesquisadora como possibilidade de ativar “escutas da natureza”. Metodologicamente, o percurso da pesquisa é guiado pelo termo inventado “escutas da natureza” como uma teia de conceitos e uma postura ético-política-artística. Caracteriza-se como uma investigação qualitativa que combina procedimentos de pesquisa investigativabibliográfica com a análise dos processos de criação da obra “Cheia”, utilizando-se da cartografia como forma de interpretação reflexiva. Os resultados alcançados demonstram que as práticas artísticas possuem a capacidade de tornar visíveis dimensões sensíveis, simbólicas e críticas das relações entre natureza e cultura. A obra “Cheia” exemplifica como um fazer artístico pode ser um ato de pesquisa interdisciplinar, funcionando como um protesto poético e uma ativação de escutas com preocupações ecológicas. Em suas considerações finais, a dissertação reitera a relevância da interdisciplinaridade na construção de saberes plurais, reforçando que a arte abre brechas para sensibilizar e propor práticas regenerativas, mesmo em contextos marcados por incerteza, desigualdade e destruição ambiental.
Abstract/Resumen: The contemporary scenario is profoundly marked by complex ecological and environmental crises that disorient living and permeate a daily life of uncertainties. Such crises, frequently attributed to more than a century of burning fossil fuels and the disordered and unsustainable use of energy and soil, exacerbate disasters and inequalities, affecting fragile ecosystems and vulnerable populations. Faced with these uncertainties, the fracture that separates nature and culture fails to adequately address ecological challenges and, even less so, the possibilities of a future that does not imply further depletion of the planet's resources. Confronted with this reality, the urgent need to reimagine and relearn humanity's relationship with nature, overcoming the historical-cultural dichotomy that conceives it as an infinite resource, becomes apparent. In this context, contemporary art emerges as a fertile field and an interdisciplinary practice capable of producing sensitive knowledge and subjectivities. This study investigates these questions by exploring intersections between human sciences, art, and ecologies, problematizing ways to activate “nature listenings” in times of uncertainties and ecological emergencies from artistic practices, with the objective of examining an artistic practice by this artist-researcher as a possibility to activate “nature listenings”. Methodologically, the research path is guided by the invented term “nature listenings” as a web of concepts and an ethicalpolitical-artistic stance. It is characterized as a qualitative investigation that combines investigative-bibliographic research procedures with the analysis of the creation processes of the work “Cheia”, using cartography as a form of reflective interpretation. The results achieved demonstrate that artistic practices have the capacity to make visible sensitive, symbolic, and critical dimensions of the relationships between nature and culture. The art work “Cheia” exemplifies how an artistic endeavor can be an act of interdisciplinary research, functioning as a poetic protest and an activation of listenings with ecological concerns. In its final considerations, the dissertation reiterates the relevance of interdisciplinarity in the construction of plural knowledge, reinforcing that art opens avenues to sensitize and propose regenerative practices, even in contexts marked by uncertainty, inequality, and environmental destruction.
Palavras-chave: Ecologias;
Arte com preocupações ecológicas;
Relação natureza-cultura;
Interdisciplinaridade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8824
Data do documento: Ago-2025
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHNEIDER.pdf5.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.