Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee1Pereira, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Paim, Robson Olivino-
dc.contributor.referee3Richit, Adriana-
dc.creatorNadal, Aline-
dc.date2015-07-24-
dc.date.accessioned2017-08-21T14:24:46Z-
dc.date.available2017-08-21T14:24:46Z-
dc.date.issued2017-01-27-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/883-
dc.description.abstractThe teaching of Geography enables the integration between the technologies and the subjects worked in class, because subjects like scenery, territory, space, networks and places always provide a daily look at the students’ life and in this way the use of Information and Communication Technologies (ICTs) for the construction of the students’ knowledge has a lot to contribute. This study aimed to conduct an investigation concerning the possibility of High School students from a public school in Erechim, Brazil, take part in the construction of methodologies in Geography classes mediated by the ICTs. The methodology of work was based in an exploratory research that had a development in three stages: the first is associated with a bibliographic review from authors linked to the study that contributed to the understanding of the subject discussed. The second stage is related to an interview performed with nine High School students from a public school in Erechim, Brazil, which enabled to identify how the ICTs are used by the students. The third and last stage is linked to an intervention at school with the students who participated from the second part of the research. In this part, the objective was to build with them a class methodology concerning to a Geography subject from the use of the ICTs. From the analysis performed, let us show that the use of the ICTs contributes for the students learning, as well as, enables the interaction between them with the content and the teachers, making them more participatory, or in other words, a part of the teaching learning process. Besides, let us point that developing methodologies in the collaborative way allows us to make a moment at school more significant and using the technological resources, the Geographic classes end up being part of students’ life, but also provides them more autonomy to develop and socialize the knowledge built.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Geografia possibilita a integração das tecnologias aos assuntos trabalhados em aula, pois temas como paisagem, território, espaço, redes e lugar, proporcionam um olhar para o dia a dia dos estudantes. Desta forma, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a construção do conhecimento dos alunos tem muito a contribuir. Este trabalho teve como objetivo, realizar uma investigação acerca da possibilidade dos alunos do ensino médio de uma escola pública de Erechim-RS, participarem da construção de metodologias para as aulas de Geografia mediadas pelas TIC. A metodologia do trabalho baseou-se em uma pesquisa exploratória, a qual contou com o desenvolvimento em três etapas, sendo que a primeira está associada a uma revisão bibliográfica a partir de autores vinculados ao tema do trabalho, que contribuíram para o entendimento do assunto abordado. Segunda etapa, relacionou-se a uma entrevista realizada com nove alunos do ensino médio de uma escola pública de Erechim, RS, a qual possibilitou identificar como é uso das TIC pelos estudantes. A terceira e última etapa, vinculou-se à intervenção na escola com os alunos que participaram da segunda etapa da pesquisa, sendo que nesta parte, o objetivo era construir com eles uma metodologia de aula referente a um tema da Geografia a partir da utilização das TIC. A partir da análise realizada, concluiu-se que o uso das TIC contribuem para o aprendizado do aluno, como também possibilita interação entre eles com o conteúdo e com os professores, tornando-os mais participativos, ou seja, parte integrante do processo ensino/aprendizado. Ainda, destaca-se que desenvolver metodologias de forma colaborativa, possibilitou tornar o momento na escola significativo e usando os recursos tecnológicos, as aulas de Geografia integram-se no cotidiano dos educandos, como também proporcionou autonomia para desenvolver e socializar os conhecimentos construídos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-08-01T16:35:57Z No. of bitstreams: 1 NADAL.pdf: 1236170 bytes, checksum: 94204c7535f8b94f7a6bd90aca088146 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-21T14:24:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NADAL.pdf: 1236170 bytes, checksum: 94204c7535f8b94f7a6bd90aca088146 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-21T14:24:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NADAL.pdf: 1236170 bytes, checksum: 94204c7535f8b94f7a6bd90aca088146 (MD5) Previous issue date: 2017-01-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação (TIC)pt_BR
dc.titleE elaboração de metodologias nas aulas de Geografia do ensino médio a partir das TIC: estudo de caso em uma escola pública de Erechim - RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NADAL.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.