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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8936
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Pasa, Bárbara Cristina | - |
dc.contributor.referee1 | Scheffer, Nilce Fátima | - |
dc.contributor.referee2 | Novello, Tanise Paula | - |
dc.creator | Kominkiewicz, Bruna | - |
dc.date | 2025-08-29 | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-16T14:48:38Z | - |
dc.date.available | 2025-10-10 | - |
dc.date.available | 2025-10-16T14:48:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-08 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8936 | - |
dc.description.abstract | Mathematics education is challenged to engage students in this process. To do so, it is necessary to deconstruct negative perspectives and reconstruct algebraic procedures and abstract concepts in contextualized situations. This research is guided by the question: how does building apps with App Inventor permeate mathematics teaching from the perspective of meaningful learning? Thus, it investigates the potentialities and limitations, from the perspective of the aforementioned theory, of teaching Arithmetic Progressions in high school, organized around the building of apps with App Inventor. To this end, this learning theory is related to the construction of mathematical knowledge based on Ausubel (2003) and the works of Marco Antonio Moreira, such as Moreira (2012), who presents steps for developing a didactic sequence aimed at meaningful learning, called a Potentially Meaningful Teaching Unit. This outline links the technological resource for app development, App Inventor, which characterizes the contemporary technological society in which students live. Thus, this exploratory qualitative research is guided by the Didactic Engineering methodology, collecting data from a field study conducted with third-year high school students at a state school in northern Rio Grande do Sul. Based on the analyses, we verified the students' motivation when working with App Inventor, and the Potentially Significant Teaching Unit, developed, implemented, and analyzed, is considered an alternative that favors meaningful learning of Arithmetic Progression content. It serves as inspiration for exploring App Inventor in Basic Education, elucidating the organization of teaching based on the Theory of Meaningful Learning, which is the essence of the idealized Educational Product, corresponding to a pedagogical notebook. | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de Matemática é desafiado a engajar os estudantes nesse processo, para isso é necessário desconstituir perspectivas negativas e reconstituir os procedimentos algébricos e conceitos abstratos em situações contextualizadas. Essa pesquisa é orientada pelo questionamento: como a construção de aplicativos com o App Inventor perpassa o ensino de matemática, na perspectiva da aprendizagem significativa? Desse modo, investiga as potencialidades e as limitações, no viés da teoria citada, de um ensino de Progressões Aritméticas no Ensino Médio, organizado a partir da construção de aplicativos com o App Inventor. Para isso, essa teoria de aprendizagem é relacionada com a construção do conhecimento matemático com base em Ausubel (2003) e em obras de Marco Antonio Moreira, como Moreira (2012), que apresenta passos para o desenvolvimento de uma sequência didática com vistas à aprendizagem significativa, chamada de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Nesse delinear enlaça-se o recurso tecnológico de desenvolvimento de aplicativos, App Inventor, que caracteriza a sociedade contemporânea e tecnológica na qual os estudantes estão inseridos. Assim, essa investigação de abordagem qualitativa do tipo exploratória, é orientada pela metodologia da Engenharia Didática, coletando dados a partir de uma pesquisa de campo realizada com estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola estadual do norte do Rio Grande do Sul. A partir das análises, verifica-se a motivação dos estudantes ao trabalharem com o App Inventor e considera-se a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, elaborada, aplicada e analisada, como uma alternativa que favorece a aprendizagem significativa do conteúdo de Progressão Aritmética, apresentando-se como inspiração para a exploração do App Inventor na Educação Básica, elucidando a organização de um ensino fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, sendo a essência do Produto Educacional idealizado, correspondendo a um caderno pedagógico. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2025-10-16T12:56:12Z No. of bitstreams: 1 KOMINKIEWICZ.pdf: 7798609 bytes, checksum: 7db55ec958b46c3ed02d31762df187f6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-10-16T14:48:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KOMINKIEWICZ.pdf: 7798609 bytes, checksum: 7db55ec958b46c3ed02d31762df187f6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-16T14:48:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KOMINKIEWICZ.pdf: 7798609 bytes, checksum: 7db55ec958b46c3ed02d31762df187f6 (MD5) Previous issue date: 2025-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | matemática; | pt_BR |
dc.subject | unidade de ensino potencialmente significativa; | pt_BR |
dc.subject | tecnologias digitais. | pt_BR |
dc.title | Ensino de progressões aritméticas com o app Inventor: por uma aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
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