Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paim, Robson Olivino-
dc.contributor.referee1Andreis, Adriana Maria-
dc.contributor.referee2Souza, Reginaldo José de-
dc.creatorFilipini, Rodolfo Cristinao-
dc.date2016-12-
dc.date.accessioned2017-08-21T14:31:39Z-
dc.date.available2017-01-
dc.date.available2017-08-21T14:31:39Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/894-
dc.description.abstractThe subject matter knowledge is the basic skill for a teacher. This knowledge and the student achievement method reflect the teachers’ pedagogical beliefs or Teacher Epistemology (Becker, 2012). This study aims the Teacher Epistemology and the Geography Subject by interviews with eight Geography teachers. These teachers are geographer and non-geographer who live in Erechim/RS and work at the public schools. This interview was based in free-form questions. With these interviews, this study aims how the different kind of empirical, aprioristic and democratic epistemology interfere in teachers’ beliefs and how it reflects in Geography students’ understanding.pt_BR
dc.description.resumoO conhecimento é a principal matéria-prima para o trabalho do professor. O que o professor conhece sobre o que ensina e sobre como o estudante se apropria do conhecimento diz muito sobre o seu posicionamento pedagógico, compondo o que Becker (2012) denomina de Epistemologia do Professor. Este trabalho apresenta e discute as abordagens da Epistemologia do Professor em diálogo com as abordagens do pensamento geográfico e os discursos de oito professores de Geografia (quatro geógrafos e quatro não-geógrafos) atuantes na cidade de Erechim (RS), vinculados à rede estadual de ensino. Baseado em entrevistas com questões abertas, o trabalho apresenta como as epistemologias empirista, apriorista e democrática se manifestam nas concepções dos professores, em diálogo com as suas concepções acerca do ensino de Geografia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-08-17T14:57:54Z No. of bitstreams: 1 FILIPINI.PDF: 1102751 bytes, checksum: dc42e1bed7eb5fbfe1ac351d5f1c8a22 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-21T14:31:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FILIPINI.PDF: 1102751 bytes, checksum: dc42e1bed7eb5fbfe1ac351d5f1c8a22 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-21T14:31:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FILIPINI.PDF: 1102751 bytes, checksum: dc42e1bed7eb5fbfe1ac351d5f1c8a22 (MD5) Previous issue date: 2017-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEpistemologia do professorpt_BR
dc.subjectEnsino da geografiapt_BR
dc.subjectProfessores de geografiapt_BR
dc.subjectRenovação da geografiapt_BR
dc.titleA epistemologia do professor de geografia : um diálogo entre geógrafos e não-geógrafospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FILIPINI.PDF1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.