Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/90
Tipo: Dissertação
Título: Ler o político no modo como se lê as metáforas de leitura no discurso da crítica literária
Autor(es): Bicicgo, Cleber
Primeiro Orientador: Prigol, Valdir
Resumo: A partir do conceito de metáfora e da noção de efeito metafórico fundamentados no trabalho do francês Michel Pêcheux, esta dissertação propõe analisar as metáforas de leitura no discurso da Crítica Literária, para compreender o funcionamento do político-ideológico no discurso metafórico. A disputa ideológica na produção do conhecimento, segundo Pêcheux, está na materialidade das metáforas que uma ciência usa para “compreender e se fazer compreender”. Questionando, então, as metáforas de leitura, como estão formuladas no discurso da Crítica Literária, o presente estudo leva a considerar que a constituição histórico-discursiva das metáforas não possui uma origem, e sim diferentes formas de funcionamento, conjunturalmente tomadas pela disputa entre diferentes concepções de leitura. A partir desse entendimento, surgem duas considerações: a primeira é que não existe uma memória homogênea que estaria na “origem” da metáfora; a segunda é que a metáfora é produzida conforme o contexto de produção, podendo se deslocar para dentro de diferentes formações discursivas. O funcionamento do discurso metafórico marca um posicionamento político-ideológico, cujo resultado aponta para a relação entre uma prática científica e uma prática política, materializadas nas metáforas de leitura. Trata-se, dessa maneira, de um estudo que problematiza o discurso metafórico a partir do posicionamento político-ideológico que o sujeito crítico literário assume ao interpretar. Esta pesquisa traz uma contribuição importante para os estudos sobre a metáfora, na perspectiva da Análise de Discurso, além de subsidiar a própria Crítica Literária, na compreensão do processo histórico que marca as metáforas que ela usa para compreender o funcionamento dos sentidos numa obra literária.
Abstract/Resumen: From the concept of metaphor and metaphorical effect’snotion based on Michel Pêcheux’swork, this dissertation proposes to examine the metaphors of reading on the discourse of literary criticism to understand the functioning of the political-ideological discourse in metaphorical discourse. The ideological struggle in the production of knowledge, according to Pêcheux, is the materiality of metaphor that a science uses “to understand and be understood”.So, questioning the metaphors of reading, as they are formulated in the discourse of literary criticism, this study leads to the conclusion that historical and discursive constitution of metaphors does not have a source, but different ways of working, conjuncturally taken by the dispute between different conceptions of reading. Based on this understanding, two considerations arise: the first is that there is no homogeneous memory that would be the “origin” of metaphor; the second is that the metaphor is produced according to the context of production and can move within different discursive formations. The functioning of metaphoric discourse marks a political-ideological stance which the results points to the relationship between scientific practice and political practice, embodied in the metaphors of reading. It is, thus, a study that discusses the metaphoric discourse from the political-ideological stance that the literary critic subject assumes when he interprets. This research makes an important contribution to studies on metaphor, from the perspective of discourse analysis, in addition to supporting the literary criticism itself on understanding the historical process that marks the metaphors it uses to understand the functioning of the senses in a literary work.
Palavras-chave: Metáfora
Crítica literária
Discurso
Leitura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/90
Data do documento: 25-Jun-2014
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BICICGO.pdf868,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.