Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1010
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Bertolini, William Zanete-
dc.creatorPiovesan, Cláudia Tosatti-
dc.date2014-12-16-
dc.date.accessioned2017-08-29T18:55:31Z-
dc.date.available2017-08-28-
dc.date.available2017-08-29T18:55:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1010-
dc.description.resumoO Programme for International Student Assessment ou Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA desenvolve uma avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, que tem o intuito de avaliar conhecimentos e habilidades que são necessários em situações da vida real, relacionar diretamente o desempenho dos alunos a temas de políticas públicas e permitir o monitoramento regular dos padrões de desempenho. No Brasil o programa é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. As avaliações iniciaram no ano de 2000 e acontecem a cada três anos, a prova é divida em três grandes domínios do conhecimento Leitura, Matemática e Ciências. Em cada edição uma das áreas recebe maior ênfase. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo levantar e analisar como os conceitos relacionados à questão ambiental e às geociências são abordados pelo Programa, para isso foram analisadas as questões de ciências que estão disponibilizadas no site do INEP e selecionadas as questões que tivessem como área Ciência da Terra e Meio Ambiente, que totalizaram 26 questões. Dentre os assuntos mais abordados pelo PISA, nesta amostra, fica evidente a recorrência de questões focadas na questão da poluição ambiental, efeito estufa e atmosfera.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-08-28T17:33:37Z No. of bitstreams: 1 Claudia Tosatti Piovesan.pdf: 2277759 bytes, checksum: 8baf7301faacd808106c34dba8215cb0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-29T18:55:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Claudia Tosatti Piovesan.pdf: 2277759 bytes, checksum: 8baf7301faacd808106c34dba8215cb0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-29T18:55:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Tosatti Piovesan.pdf: 2277759 bytes, checksum: 8baf7301faacd808106c34dba8215cb0 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleA abordagem da questão ambiental no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISApt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Geografia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Claudia Tosatti Piovesan.pdf2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.