Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1012
Tipo: Monografia
Título: Colonização, pequena produção mercantil e agroindústrias em São Carlos: das "fábricas de banha" ao Frigorífico São Carlos (FRISCAR) - Décadas de 1930 a 1970
Autor(es): Deimling, Cristiane
Primeiro Orientador: Brandt, Marlon
Resumo: A pesquisa tem por objetivo compreender a colonização, pequena produção mercantil e agroindústrias em São Carlos das “fábricas de banha” ao frigorífico São Carlos (friscar) nas décadas de 1930 a 1970. Com o inicio da ocupação, instalaram-se nos nascentes quadros urbanos que se formavam acompanhando a colonização, diversos artesãos, comerciantes, padeiros, sapateiros e fabricantes de banha e embutidos, cuja produção visava o atendimento do mercado local, podendo ser também a comerciantes. Estes se dedicavam à atividade de intermédio entre a pequena produção mercantil e a venda para outros centros urbanos, sobretudo as grandes cidades do Sul e Sudeste. Para alguns desses comerciantes, a atividade de compravenda propiciou o acumulo de capital excedente, o que fez com que investissem na aquisição de casas comercias, no processamento da matéria prima, e posteriormente a aquisição de pequenas fábricas. Muitas dessas pequenas produções mercantis ou fábricas formadas com o capital comercial dariam origem, anos mais tarde, a muitas das grandes empresas agroindustriais da região, além de outras que não viriam a empreender.
Palavras-chave: Agroindústria
Colonização
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1012
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEIMLING.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.