Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1014
Tipo: Monografia
Título: Novos usos do território decorrentes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) no município de Saudade-SC
Autor(es): Hubner, Renata
Primeiro Orientador: Rambo, Anelise Graciele
Resumo: A modernização agrícola provocou inúmeras transformações no campo, modificando as formas de produção e uso do território. Na região Oeste de Santa Catarina e, particularmente no município de Saudades, a modernização da agricultura se expressou principalmente através da integração do agricultor familiar às agroindústrias. Essas mudanças atreladas à modernização do território configuram-se através de um processo desigual de expansão do capital e das tecnologias, pois não atingiu todos os agricultores. Graziano da Silva (1988) denomina este processo de modernização conservadora, considerando que esse processo não ocorre de forma homogênea por todo o território brasileiro e, ao mesmo tempo, não altera a estrutura fundiária no país. Um número considerável de agricultores familiares no município de Saudades foi excluído do processo de modernização da agricultura, enquanto outros foram inseridos, mas de forma subordinada à dinâmica do grande capital. Diante disso, se destaca o papel das políticas públicas destinadas à agricultura familiar, criadas a partir da década de 1990. Consideramos que estas representam um importante meio para a criação de novas alternativas e oportunidades capazes de ampliar a manutenção dos produtores familiares presentes no município. Tendo em vista a criação destas políticas de apoio à agricultura familiar, esta pesquisa teve como objetivo analisar o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), a fim de investigar em que medida esta política pública está possibilitando novos usos do território por parte dos agricultores familiares e sua relação com o desenvolvimento rural no município de Saudades-SC. A metodologia deste trabalho envolveu, além da pesquisa bibliográfica, o levantamento e análise de dados e informações de fonte primária e secundária. Dessa forma, constatamos que o Pronaf viabilizou alternativas produtivas no município que implicaram na diversificação destas propriedades. No entanto, isso não ocorre de maneira ampla e geral, pois em grande medida, o programa tem financiado a produção de grãos e atividades ligadas aos grandes complexos agroindustriais.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1014
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HUBNER.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.