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Tipo: Monografia
Título: Motivações, realizações e escolha pelo Franchising: análise do empreendedorismo no município de Cerro Largo/RS
Autor(es): Hendges, Aline
Primeiro Orientador: Dill, Rodrigo Prante
Resumo: Produtos e serviços de toda natureza podem ser encontrados cada vez com maior facilidade, porém nem sempre foi assim. Esses avanços os quais visam facilitar e atender da maneira mais precisa e eficiente o dia-a-dia do consumidor ocorrem graças aos empreendedores, que diga-se de passagem, crescem em número a cada instante. Um ramo do empreendedorismo que vem destacando-se e sendo opção para muitos empresários brasileiros, é o franchising. Para tanto, o presente estudo teve como objetivo analisar as motivações, realizações e escolha pelo modelo franchising no município de Cerro Largo/RS. Nessa pesquisa, buscou-se identificar respostas sobre a questão problema: quais são as motivações, realizações e escolha pelo modelo de franchising no município de Cerro Largo/RS? Para que o objetivo proposto pudesse ser atingido e o problema do estudo fosse sanado, utilizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, sendo que este foi aplicado pela pesquisadora, a todos os franqueados do município de Cerro Largo, os quais resumem-se à oito. As questões nele contidas, tiveram embasamento teórico em autores que abordam os temas objetos do estudo. Após coletados, os dados foram interpretados e analisados primeiramente um a um, permitindo conhecimento particular de cada um dos franqueados, após optou-se pelo uso do Software Sphinx® o qual permitiu demonstrar os dados por meio de gráficos e tabelas, o que facilitou sua interpretação, permitindo ainda, realizar cruzamento de informações. Constatou-se que em maioria, 75% dos franqueados do município em estudo, são homens, a idade prevalecente encontrada foi na faixa acima de quarenta anos e o grau de instrução dos participantes é considerável, nenhum apresentando escolaridade inferior ao ensino médio completo. Superioridade de estabelecimentos, 75%, estão tempo superior a seis anos no mercado, e apenas um deles localiza-se em local afastado do centro urbano. As motivações empreendedoras mais citadas pelos franqueados do município foram, em ordem de importância: auto realização, independência, maiores ganhos, realização de um sonho e percepção de uma oportunidade. A vantagem do franchising em primeira ordem mencionada por número maior de participantes do estudo foi o fato de a franqueadora contar com marca conhecida e boa reputação. Os resultados encontrados permitiram visualizar que fatores como, idade, sexo e escolaridade não são decisivos no momento de empreender e escolher o modelo franqueado para isso. Há por parte dos franqueados realização em grande parte dos questionamentos propostos, podendo-se concluir que o que os levou a empreender, em maioria, transformou-se em realização com a abertura do negócio.
Abstract/Resumen: Products and services of all kinds can be found with increasing ease, though it was not always so. These advances which aim to facilitate and meet the most accurate and efficient day-to-day consumer occur thanks to entrepreneurs, who say in passing, growing in number every moment. A branch of entrepreneurship that has stood out and being an option for many Brazilian entrepreneurs, is franchising. Thus, the present study aimed to analyze the motivations, accomplishments and choose the franchising model in the municipality of Cerro Largo / RS. In this research, we sought to identify problem answers the question: what are the motivations, accomplishments and choose the franchising model in the municipality of Cerro Largo / RS? For the proposed objective could be achieved and the problem was solved in the study, we used a qualitative research approach, whose data collection instrument used was the questionnaire, and this was used by the researcher to all franchisees of the municipality of Cerro Largo, which boil down to eight. The questions contained, it had theoretical basis for authors who address the topics of study objects. Once collected, the data were first analyzed and interpreted one by one, allowing particular knowledge of individual franchisees, after we chose to use the Software Sphinx® which allowed to demonstrate the data through graphs and tables, which facilitated their interpretation, allowing also perform cross-checks. It was found that at most 75% of the franchisees of the city under study, men are the prevailing age was aged over forty years, and the education level of the participants is considerable, presenting no less than complete high school education. 75% of establishments are more than six years time the market, and only one of them is located in a location away from the urban center. Entrepreneurial motivations cited by franchisees over the county were, in order of importance: self-realization, independence, greater profits, fulfillment of a dream and perceived opportunity. The advantage of franchising to first order mentioned by the largest number of participants in the study was the fact that the franchisor have known and reputable brand. The results, which allowed us to visualize factors as age, gender and education are not decisive at the time of undertaking and choose the franchisee model for this. There by franchisees achievement largely of proposed questions, and we can conclude that what led them to undertake, in the majority, became my achievement with the opening of the business.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Cerro Largo (RS)
Empreendedor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/101
Data do documento: 1-Jan-2014
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