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Type: Monografia
Título : Diagnóstico das práticas de marketing verde em uma agroindústria de grande porte da cidade de Chapecó-SC
Author: Eidt, Elise Cristina
First advisor: Cardoso, Janaína Gularte
Resume: No contexto atual, a preocupação constante com o meio ambiente está exigindo uma postura proativa do segmento empresarial, principalmente das indústrias, que são um dos setores que mais causam agravos ao meio ambiente. Deste modo, novas formas de administrar os recursos disponíveis estão surgindo, entre elas, uma das atividades de responsabilidade social das organizações, conhecida como o marketing verde. Essa prática está pautada em atividades ambientalmente corretas, com o objetivo de satisfazer necessidades e desejos das pessoas, gerando produtos e serviços mais sustentáveis e fortalecendo a imagem e a marca das empresas no mercado, envolvendo, assim, o processo de planejar e executar o composto de marketing visando reduzir os impactos ambientais negativos do consumo, da produção, da embalagem, da distribuição, e da promoção do produto. Neste contexto, a presente investigação tem como objetivo geral diagnosticar quais são as ferramentas de marketing verde, sob o enfoque do composto de marketing, utilizadas por uma agroindústria de grande porte, localizada na cidade de Chapecó-SC. A investigação configura-se como de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. A coleta dos dados se deu mediante entrevista semiestruturada com o Assessor de Imprensa e o Agrônomo da Agroindústria estudada, consulta a documentos de fontes primárias e secundárias e literatura especializada, tendo como método de análise dos dados, a leitura vertical e horizontal. Os resultados revelaram que a agroindústria possui práticas socioambientais, em vista do atendimento a legislação, e utiliza moderadamente as atividades de marketing verde associadas ao produto, preço, praça e promoção. Ainda há relativos problemas na internalização da variável ambiental no planejamento estratégico, sendo que para adotar efetivamente o marketing verde a organização deve definir-se, primeiramente, como integrada à natureza, buscar operar de modo holístico e assumir a incumbência de que é possível obter benefícios financeiros e criar vantagens competitivas, simultaneamente, contribuindo com o meio ambiente.
Palabras clave : Indústria agrícola
Marketing
Marketing ambiental
Meio ambiente
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1020
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Administração

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