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Tipo: Monografia
Título: Treinamento, desenvolvimento e educação na cooperativa de crédito Sicredi Região da Produção: práticas, possibilidades e limites
Autor(es): Cecchetti, Vanderlei
Primeiro Orientador: Teixeira, Enise Barth
Resumo: No atual contexto da sociedade do conhecimento a gestão de pessoas vem ganhando espaço, principalmente no tocante à educação corporativa, de modo a contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador e torna-lo como diferencial competitivo. Desse modo, este estudo tem por objetivo analisar como se configura o Sistema de Educação Corporativa a partir das percepções dos gestores e colaboradores da Cooperativa de Crédito Sicredi - Região da Produção. Os objetivos específicos são: identificar e descrever as políticas e práticas de gestão de pessoas no que concerne à educação e desenvolvimento de pessoas na Cooperativa; verificar as possibilidades e os limites das ações de educação corporativa e; propor, se necessário, sugestões de melhorias nas práticas de gestão de pessoas realizadas pela organização. Esta pesquisa se configura como um estudo de caso de abordagem qualitativa e a sua classificação é descritiva e aplicada. É uma pesquisa de campo cujos meios de investigação são o bibliográfico, documental e entrevista estruturada e semiestruturada. Este estudo apresenta a estrutura da área de gestão de pessoas, a atual política de educação corporativa da empresa e as suas práticas. Por meio de entrevistas com a assessora de gestão de pessoas, com o CEO do Banco Cooperativo Sicredi, com três gerentes de unidades e 10 colaboradores, evidenciam-se através dos resultados obtidos as possibilidades e os limites do sistema de educação corporativa e a partir disso elabora-se algumas sugestões de melhorias. A pesquisa constatou que a Cooperativa possui um programa de educação corporativa bem definido, com políticas e diretrizes que o formalizam e direcionam as suas ações de modo que sejam eficazes e padronizadas. O Sicredi possui vários meios que otimizam o processo de aprendizagem como a ferramenta de ensino à distância, cursos presenciais, palestras gerais e apoio à continuação da formação acadêmica. Por fim, pode-se considerar que o processo de aprendizagem contínua contribui para o fortalecimento dos conhecimentos dos colaboradores que se traduzem em melhores resultados para a organização.
Abstract/Resumen: En el contexto actual de la sociedad de conocimientos la gestión de personas sigue ganando terreno sobre todo en la educación corporativa, con el fin de contribuir con el desarrollo profesional y personal de los empleados, para convertirlo en una ventaja competitiva. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo analizar la configuración de la Educación Corporativa Sistema de las percepciones de los directivos y empleados de la Cooperativa de Crédito Sicredi - Región Producción. Para lograr este objetivo general, fue establecido tres objetivos específicos: identificar y describir las políticas y prácticas de gestión de personas en relación con la educación y el desarrollo de personas en la Cooperativa; verificar las posibilidades y los límites de las acciones de educación corporativa y; proponer, en su caso, sugerencias para mejoras en las prácticas de gestión de personas empleadas por la organización. Esta investigación se configura como un estudio de caso de abordaje cualitativo y su clasificación es descriptiva y aplicada. Se trata de una investigación de campo cuyos medios de investigación son la bibliográfica, documental y entrevista estructurada y semiestructurada. Este estudio presenta la estructura del área de gestión de personas, la actual política de educación corporativa de la empresa y sus prácticas. A través de entrevistas con la asesora de gestión de personas, con el director general de Banco Cooperativo Sicredi, com tres gerentes de unidades y 10 empleados, son evidentes por los resultados de las posibilidades y límites del sistema de educación corporativa y desde este se elabora algunas propuestas de mejoras. La encuesta encontró que la Cooperativa tiene un programa de educación corporativa bien definida, con las políticas y directrices que formalizan y dirigen sus acciones para que sean eficaces y estandarizada. Sicredi ofrece varias formas de optimizar el proceso de aprendizaje como herramienta de enseñanza en la distancia, cursos presenciales, conferencias y apoyo general a la continuación de la educación académica. Finalmente, se puede considerar que el proceso de aprendizaje continuo contribuye a fortalecer el conocimiento de los empleados que se traducen en mejores resultados para la organización.
Palavras-chave: Cooperativa de crédito
Recursos humanos
Desenvolvimento profissional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1029
Data do documento: 2015
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