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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani-
dc.creatorCarlesso, Tânia-
dc.date2017-07-11-
dc.date.accessioned2017-09-06T13:12:11Z-
dc.date.available2017-08-31-
dc.date.available2017-09-06T13:12:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1055-
dc.description.resumoSeguir e prever as tendências que afetam o comportamento do consumidor é cada vez mais papel e competência das organizações, o mundo complexo e as constantes mudanças são a nova realidade. As organizações necessitam desenvolver novas formas de relacionamento empresarial que valorizem a grande participação dos colaboradores na tomada de decisão, estimulando e desenvolvendo as pessoas para uma atuação estratégica, direcionando os profissionais para que busquem constantemente por conhecimento e por aperfeiçoamento das competências e habilidades. Através disso, a implementação de um programa para geração de ideias para inovação através da gestão do conhecimento se torna indispensável a organização. Neste contexto, o presente trabalho, tem como objetivo geral elaborar um modelo de gestão de ideias para inovação através da gestão do conhecimento, em um supermercado de Chapecó. A investigação configura-se como de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, documental. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. A coleta dos dados se deu mediante entrevista semiestruturada com os colaboradores do mercado e formulários preenchidos pelos colaboradores. A análise de dados se deu mediante consulta a documentos de fontes primárias e secundárias e literatura especializada, realizando comparações entre os dados encontrados nessas fontes. Os resultados revelaram que o conhecimento gerado através da gestão da ideia traz inovações para o Supermercado, entretanto é necessário desenvolve-lo através de algum método. A implantação de gestão de ideias para inovação, através da gestão do conhecimento no supermercado é importante para garantir assim, a descentralização de conhecimento, a expansão do conhecimento para todos os colaboradores do setor e da organização, além de, corrigir processos, aumentar o conhecimento e tornar a empresa cada vez mais competitiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-08-31T17:05:13Z No. of bitstreams: 1 CARLESSO.pdf: 1471429 bytes, checksum: d5d7ec10cfe0d142abbae7fc1467c105 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-06T13:12:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARLESSO.pdf: 1471429 bytes, checksum: d5d7ec10cfe0d142abbae7fc1467c105 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-06T13:12:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLESSO.pdf: 1471429 bytes, checksum: d5d7ec10cfe0d142abbae7fc1467c105 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.titleGestão do conhecimento: implementação de gestão de ideias em um supermercado na cidade de Chapecó/SCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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