Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1055
Tipo: Monografia
Título: Gestão do conhecimento: implementação de gestão de ideias em um supermercado na cidade de Chapecó/SC
Autor(es): Carlesso, Tânia
Primeiro Orientador: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Resumo: Seguir e prever as tendências que afetam o comportamento do consumidor é cada vez mais papel e competência das organizações, o mundo complexo e as constantes mudanças são a nova realidade. As organizações necessitam desenvolver novas formas de relacionamento empresarial que valorizem a grande participação dos colaboradores na tomada de decisão, estimulando e desenvolvendo as pessoas para uma atuação estratégica, direcionando os profissionais para que busquem constantemente por conhecimento e por aperfeiçoamento das competências e habilidades. Através disso, a implementação de um programa para geração de ideias para inovação através da gestão do conhecimento se torna indispensável a organização. Neste contexto, o presente trabalho, tem como objetivo geral elaborar um modelo de gestão de ideias para inovação através da gestão do conhecimento, em um supermercado de Chapecó. A investigação configura-se como de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, documental. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. A coleta dos dados se deu mediante entrevista semiestruturada com os colaboradores do mercado e formulários preenchidos pelos colaboradores. A análise de dados se deu mediante consulta a documentos de fontes primárias e secundárias e literatura especializada, realizando comparações entre os dados encontrados nessas fontes. Os resultados revelaram que o conhecimento gerado através da gestão da ideia traz inovações para o Supermercado, entretanto é necessário desenvolve-lo através de algum método. A implantação de gestão de ideias para inovação, através da gestão do conhecimento no supermercado é importante para garantir assim, a descentralização de conhecimento, a expansão do conhecimento para todos os colaboradores do setor e da organização, além de, corrigir processos, aumentar o conhecimento e tornar a empresa cada vez mais competitiva.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Gestão do conhecimento
Inovação
Consumidor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1055
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLESSO.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.