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Tipo: Monografia
Título: A biogeografia a partir do livro didático
Autor(es): Rosa, Cheila Teixeira da
Primeiro Orientador: Primam, Gisele Leite de Lima
Resumo: As práticas pedagógicas escolares são baseadas no livro didático, como uma ferramenta compacta, que possui textos informativos e atividades que facilitam a preparação das aulas e sua realização. Portanto, são os conhecimentos inclusos no livro didático que norteiam tais aulas, mas vale ressaltar que, na construção de um ensino de qualidade os conhecimentos científicos utilizados deveriam ser os mais recentes possíveis, já que, conceitos novos surgem rapidamente ou conceitos antigos, tidos como verdades, são desconstruídos com a mesma velocidade. Desta maneira, o presente trabalho analisa quais conteúdos de Biogeografia aparecem nos livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental e nos livros do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, nas instituições de ensino de Palmitos, Santa Catarina (SC). Em seguida, os conteúdos encontrados são identificados e classificados. Assim como foram identificados os conceitos acerca do tema Biogeografia. E por fim, os conceitos existentes nos livros didáticos são comparados com as definições usadas na formação de professores de geografia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Para respaldar a nossa proposta de pesquisa valemo-nos da seguinte metodologia: Primeiramente, a coleta dos livros didáticos utilizados nas escolas palmitenses e válidos no triênio 2014, 2015 e 2016, após, (i) Revisão teórica sobre os pressupostos da Biogeografia, entre eles, por exemplo, de Troppmair, em Biogeografia e meio ambiente, e de Brown e Lomolino, em Biogeografia; (ii) Revisão da literatura sobre estudos de PCNs de Geografia e da Base Nacional Comum Curricular; (iii) Recapitulação do Projeto Pedagógico (PPC) do curso de Graduação em Geografia-Licenciatura da UFFS e (iv) Procedimento observatório e analítico qualitativo dos livros didáticos da amostra investigada. Na análise dos livros didáticos foram identificados três livros que possuíam temas relacionados à Biogeografia. São eles: Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos do espaço geográfico e Projeto Teláris: geografia o espaço natural e a ação humana, ambos do 6º ano do ensino fundamental, enquanto do ensino médio foi: Território e sociedade no mundo globalizado, do 1º ano do ensino médio. Os conceitos encontrados foram classificados dentro dos seguintes temas: A biosfera e as relações de interdependência, distribuição dos seres vivos e fatores responsáveis, os grandes biomas e biocenoses terrestres e sua distribuição espacial no globo e no Brasil e princípios de taxonomia animal e vegetal. Os conceitos chaves da biogeografia que foram identificados, nos materiais, foram: biosfera, ecossistema, bioma, domínios naturais e morfoclimáticos. Estes foram tratados, no livro didático, de maneira adequada, porém em alguns casos houve uma falta de sensibilidade dos autores em adaptar o conceito teórico, conforme a idade dos estudantes, para facilitar a compressão deles ou mesmo em destacar a principal característica do conceito.
Abstract/Resumen: The school pedagogical practices are based on the textbook, as a compact tool, which has informative texts and activities that facilitate the classes preparation and its accomplishment. Therefore, it is the knowledge included in the textbook that guides such lessons, but it is worth emphasizing that, in constructing a quality teaching, the scientific knowledge used should be the most recent possible, since new concepts arise quickly and old concepts considered as truths are deconstructed with the same speed. In this way, the present study analyzes which Biogeography contents appear in the textbooks of the 6th year of elementary school and in the books of the 1st, 2nd and 3rd years of high school, in the educational institutions of Palmitos, Santa Catarina (SC). Then, the contents found are identified and classified just as the concepts on the topic Biogeography were identified. And finally, the concepts in textbooks are compared to the definitions used in teacher training. In order to support our research proposal, we use the following methodology: First, the collection of textbooks used in Palmitos's schools valid for the triennial 2014, 2015 and 2016, after (i) Theoretical review on the biogeography assumptions among them, for example, by Troppmair, in biogeography and environment, and Brown and Lomolino, in biogeography; (ii) Literature Review on studies of PCNs of Geography and on the National Common Curricular Base; (iii) Recapitulation of the Pedagogical Project (PPC) of the undergraduate course in Geography-Licenciatura; and (iv) Observatory and qualitative analytical procedure on the textbooks of the investigated sample.
Palavras-chave: Biogeografia
Livro didático
Ensino fundamental
Ensino médio
Palmitos (SC)
Geografia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1060
Data do documento: 2017
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