Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani-
dc.creatorManto, Roseli-
dc.date2017-07-13-
dc.date.accessioned2017-09-28T18:17:51Z-
dc.date.available2017-08-31-
dc.date.available2017-09-28T18:17:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1063-
dc.description.abstractThe great business evolutions that have occurred over the years are reflections of an alliance between the organizations and their individuals, in a fully competitive and changeable workplace. People, who were formerly treated as mere objects of production, now represent a differential in terms of competitive advantages for the institutions. In this way, the people management area searches among many of its processes, promotes development, provides wellbeing to the employee, thus increasing the level of job satisfaction and consequently improves organizational performance and results. Based on what was shown, this study aimed to analyze the factors that alter and / or influence the level of job satisfaction, both assertively and negatively, of the employees of a Credit Cooperative in Santa Catarina. For this, the approach of this research is characterized as being qualitative-quantitative and its mode as applied, the objectives considered as descriptive and the technical procedures as bibliographic. It was also based on a collected data, and by being held in a specific cooperative can be described as a case study. The data collection was carried out with the application of an interview with the operational director, and a questionnaire made available through Google Docs for six service stations of the financial institution seeking to cover all employees and managers of these cooperatives. For the questionnaire it was used a model developed and validated by Siqueira (2008) on the Work Satisfaction Scale (WSS) , which covers five dimensions: Satisfaction with the Colleagues, Satisfaction with the Salary, Satisfaction with the Boss, Satisfaction with the Kind of Work and Satisfaction with the Promotions. The results obtained demonstrate that the majority of respondents have a high degree of work satisfaction. The only dimensions with considerable perceptions of dissatisfaction include Salary Satisfaction and Satisfaction with Promotions. A comparison was also made between the employees’ answers and the interview with one of the directors, where it was observed that most perceptions of satisfaction and dissatisfaction coincide.pt_BR
dc.description.resumoAs grandes evoluções empresariais que ocorreram ao longo dos anos são reflexos de uma aliança entre as organizações e seus indivíduos, em um ambiente plenamente competitivo e mutável. As pessoas que anteriormente eram tratadas como simples objetos de produção, passam a representar um diferencial no que tange vantagens competitivas para as instituições. Desta maneira, a área de gestão de pessoas busca entre muitos de seus processos, promover o desenvolvimento, proporcionando bem-estar ao colaborador, aumentando desta maneira o grau de satisfação no trabalho, e consequentemente melhora no desempenho e nos resultados organizacionais. Frente ao exposto, este estudo teve como objetivo analisar os fatores que alteram e/ou influenciam o grau de satisfação no trabalho, tanto assertivamente quanto negativamente, dos colaboradores de uma Cooperativa de Crédito Catarinense. Para isso, a abordagem desta pesquisa, caracteriza-se como sendo quali-quantitativa e sua natureza como aplicada, quanto aos objetivos é considerada descritiva e aos procedimento técnicos bibliográficos. Baseou-se ainda em um estudo de campo, e por ser realizada em uma cooperativa especifica pode ser descrito como um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada com aplicação de uma entrevista com o diretor operacional, e um questionário disponibilizado via Google Docs para seis postos de atendimento da instituição financeira buscando abranger todos os colaboradores e gestores destas unidades. Para o questionário utilizou-se um modelo desenvolvido e validado por Siqueira (2008) sobre a Escala de Satisfação no Trabalho (EST), que abrange cinco dimensões: Satisfação com os Colegas, Satisfação com o Salário, Satisfação com a Chefia, Satisfação com a Natureza do Trabalho e Satisfação com as Promoções. Os resultados obtidos demonstram que a maioria dos respondentes encontram-se com um elevado grau de satisfação no trabalho. As únicas dimensões com percepções consideráveis de insatisfação abrangem a Satisfação com o Salário e a Satisfação com as Promoções. Foi feito também uma comparação entre as respostas dos colaboradores com as respostas da entrevista realizada com um dos diretores, onde foi observado que a maioria das percepções de satisfação e insatisfação são coincidentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-08-31T17:29:12Z No. of bitstreams: 1 MANTO.pdf: 992812 bytes, checksum: 9dbc4f412867c4294a37d5370701a306 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-28T18:17:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MANTO.pdf: 992812 bytes, checksum: 9dbc4f412867c4294a37d5370701a306 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-28T18:17:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MANTO.pdf: 992812 bytes, checksum: 9dbc4f412867c4294a37d5370701a306 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCaracterísticas do trabalhopt_BR
dc.subjectPsicologia organizacionalpt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.titleAvaliação do nível de satisfação no trabalho dos colaboradores de uma cooperativa de crédito catarinensept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANTO.pdf969,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.