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Type: Monografia
Título : Avaliação do nível de satisfação no trabalho dos colaboradores de uma cooperativa de crédito catarinense
Author: Manto, Roseli
First advisor: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Resume: As grandes evoluções empresariais que ocorreram ao longo dos anos são reflexos de uma aliança entre as organizações e seus indivíduos, em um ambiente plenamente competitivo e mutável. As pessoas que anteriormente eram tratadas como simples objetos de produção, passam a representar um diferencial no que tange vantagens competitivas para as instituições. Desta maneira, a área de gestão de pessoas busca entre muitos de seus processos, promover o desenvolvimento, proporcionando bem-estar ao colaborador, aumentando desta maneira o grau de satisfação no trabalho, e consequentemente melhora no desempenho e nos resultados organizacionais. Frente ao exposto, este estudo teve como objetivo analisar os fatores que alteram e/ou influenciam o grau de satisfação no trabalho, tanto assertivamente quanto negativamente, dos colaboradores de uma Cooperativa de Crédito Catarinense. Para isso, a abordagem desta pesquisa, caracteriza-se como sendo quali-quantitativa e sua natureza como aplicada, quanto aos objetivos é considerada descritiva e aos procedimento técnicos bibliográficos. Baseou-se ainda em um estudo de campo, e por ser realizada em uma cooperativa especifica pode ser descrito como um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada com aplicação de uma entrevista com o diretor operacional, e um questionário disponibilizado via Google Docs para seis postos de atendimento da instituição financeira buscando abranger todos os colaboradores e gestores destas unidades. Para o questionário utilizou-se um modelo desenvolvido e validado por Siqueira (2008) sobre a Escala de Satisfação no Trabalho (EST), que abrange cinco dimensões: Satisfação com os Colegas, Satisfação com o Salário, Satisfação com a Chefia, Satisfação com a Natureza do Trabalho e Satisfação com as Promoções. Os resultados obtidos demonstram que a maioria dos respondentes encontram-se com um elevado grau de satisfação no trabalho. As únicas dimensões com percepções consideráveis de insatisfação abrangem a Satisfação com o Salário e a Satisfação com as Promoções. Foi feito também uma comparação entre as respostas dos colaboradores com as respostas da entrevista realizada com um dos diretores, onde foi observado que a maioria das percepções de satisfação e insatisfação são coincidentes.
Resumen : The great business evolutions that have occurred over the years are reflections of an alliance between the organizations and their individuals, in a fully competitive and changeable workplace. People, who were formerly treated as mere objects of production, now represent a differential in terms of competitive advantages for the institutions. In this way, the people management area searches among many of its processes, promotes development, provides wellbeing to the employee, thus increasing the level of job satisfaction and consequently improves organizational performance and results. Based on what was shown, this study aimed to analyze the factors that alter and / or influence the level of job satisfaction, both assertively and negatively, of the employees of a Credit Cooperative in Santa Catarina. For this, the approach of this research is characterized as being qualitative-quantitative and its mode as applied, the objectives considered as descriptive and the technical procedures as bibliographic. It was also based on a collected data, and by being held in a specific cooperative can be described as a case study. The data collection was carried out with the application of an interview with the operational director, and a questionnaire made available through Google Docs for six service stations of the financial institution seeking to cover all employees and managers of these cooperatives. For the questionnaire it was used a model developed and validated by Siqueira (2008) on the Work Satisfaction Scale (WSS) , which covers five dimensions: Satisfaction with the Colleagues, Satisfaction with the Salary, Satisfaction with the Boss, Satisfaction with the Kind of Work and Satisfaction with the Promotions. The results obtained demonstrate that the majority of respondents have a high degree of work satisfaction. The only dimensions with considerable perceptions of dissatisfaction include Salary Satisfaction and Satisfaction with Promotions. A comparison was also made between the employees’ answers and the interview with one of the directors, where it was observed that most perceptions of satisfaction and dissatisfaction coincide.
Palabras clave : Características do trabalho
Psicologia organizacional
Satisfação no trabalho
Qualidade de vida no trabalho
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1063
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Administração

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