Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1076
Tipo: Monografia
Título: Monitoramento de ambientes e controle de frequência acadêmica através de visão computacional
Autor(es): Fontaniva, Guilherme Antonio Rigo
Primeiro Orientador: Bevilacqua, Fernando
Resumo: Com a evolução da velocidade dos computadores e da melhoria das técnicas para algoritmos, uma quebra do paradigma intrusivo para o não intrusivo torna-se viável. Um usuário não precisa necessariamente trocar seu meio para usar a computação, ela pode ser inserida nos locais, tornado-se algo mais natural e não intrusivo. O reconhecimento de padrões a partir de imagens digitais é uma tarefa que essa evolução permite realizar. Esse reconhecimento é estudado pela área da computação conhecida como visão computacional. O reconhecimento facial é um dos reconhecimentos de padrões que foi realizado. Esse possibilita um monitoramento de ambientes, realizando assim tarefas como o controle de frequência acadêmica. O objetivo desse trabalho é a construção de uma aplicação que realize o controle de frequência automatizado para ambientes monitorados com uma câmera comum. O trabalho apresenta a construção de uma aplicação que utiliza uma câmera conectada a um computador para capturar uma sequência de imagens digitais. A partir dessas faz-se a detecção de rostos, e para todos os rostos na imagem aplica-se um algoritmo de reconhecimento facial. O resultado desse reconhecimento é salvo em um log, que realiza o controle automatizado de frequência de um determinado ambiente, conforme os padrões estipulados para esse. O trabalho apresenta comparações e testes da aplicação, mostrando o tempo de reconhecimento e o impacto que esse sofre com diversos fatores, como iluminação heterogênea durante o treinamento do reconhecedor.
Abstract/Resumen: The evolution of computer vision and the increase of available processing power enabled a paradigm shift that can change the use of computers from an intrusive to a non-intrusive approach. The idea of a non-intrusive system is to allow users to interact with computers without the use of peripherals or direct contact with a machine. Computer vision can be used to achieve this paradigm shift. This work presents the implementation and validation of a software able to monitor an environment, acting as an attendance checker for use in the classroom. The application uses a camera attached to a computer capturing a sequence of digital images. By analyzing those images, the system is able to detect and recognize human faces captured by the camera, registering the date and the time for each person found. A set of tests were designed and performed to measure the recognition time and how it was affected by different factors as the environment illumination or the amount of training images used to add a new person to the application database.
Palavras-chave: Computação gráfica
Ciência da computação
Processamento de imagens
Visão de cores
Visão computacional
Qualidade de software
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1076
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FONTANIVA.pdf13,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.