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Type: Monografia
Title: Sistema de custo e formação do preço de venda para uma panificadora de Chapecó
Author: Simon, Cassiano
First advisor: Fabris, Juliana
Resume: As empresas sempre devem buscar melhorar sua eficiência produtiva, nesse sentido, o gerenciamento dos custos deve fazer parte da rotina diária dos gestores, pois é uma ferramenta que gera informações que auxiliam na realização do controle e na formação o preço de venda. Um dos setores que nos últimos anos tem passado por diversas mudanças em sua estrutura e processos produtivos é o de panificação, que tem como uma de suas características ser formado por micro e pequenas empresas. Os micro e pequenos empresários muitas vezes negligenciam a gestão dos custos e realizam a precificação considerando apenas o preço de mercado, sem levar em conta os custos de produção. Isso que pode resultar na formação incorreta do preço de venda e comprometer seriamente a saúde financeira da empresa. Um complicador é que nos últimos anos as padarias estão enfrentando aumentos constantes em seus custos, principalmente na aquisição de matéria prima. Este estudo teve como objetivo propor um sistema de gestão de custos que auxilie os gestores da panificadora no controle e na formulação do preço de venda. A metodologia empregada foi o desenvolvimento de um estudo de caso exploratório, com abordagem e natureza dos dados predominantemente quantitativos. Dessa forma pode-se proporcionar um maior conhecimento sobre os custos da padaria, para que possam ser utilizados como fontes confiáveis de informação. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, entrevista não estruturada e observação sistemática não participante. A análise dos dados foi realizada por meio de tabulação e representação dos resultados em planilha eletrônica. O estudo de caso foi realizado em uma padaria localizada no município de Chapecó – SC e foram analisados os custos dos onze principais produtos, conforme critérios estabelecidos pelo proprietário da empresa. Concluiu-se que a padaria apresenta informações suficientes para a realização do custeio e precificação, entretanto, atualmente a empresa não consegue atingir a margem requerida pelos gestores. Por fim, sugere-se a aplicação do método de custeio absorção e a precificação pelo Mark-up.
Abstract: The companies must to improve their production efficiency, in this sense the cost management should to be managers daily part, because it is an implement that makes information that helps achieve the control and making the sales price. One of sectors that in the recent years has undergone many changes in its structure and productive processes, it is the bakery sector, which has as a characteristic to be formed my micro and small companies. The micro and small managers many times disregards the management of costs and make the prices only by the market price, without consider their production costs, fact that can result in incorrect formation of the sale price and seriously compromise the financial health of the company. A complicating is that in last years the bakeries are experiencing constant increases in their costs, especially in the acquisition of raw material. This study aimed to propose a cost management system that helps the bakery managers in control and formulation of selling price. The methodology was the development of na exploratory case study with approach and nature predominantly quantitative, in this way it had like a goal purpose provide a better understanding of the bakery costs, so they can be used to reliable sources of information. The information were collected through desk research, unstructured interviews and systematic observation, nonparticipating. Information analysis was realized by tabulation and representation of the results electronically. The study was realized in a Chapecó - SC bakery, where was analyzed the costs of the eleven main products, as criteria stated by the management. As conclusions can be seen that the bakery has enough information to carry the costing and pricing, but with the method that is currently used the company can not achieve the margin required by managers, thus it suggests the application of cost method absorption and pricing by Mark-up.
Keywords: Contabilidade de custos
Custeio absorção
Custeio variável
Mark-up
Panificadora
Custeio baseado em atividades
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1098
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Administração

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