Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Marisol Vieira-
dc.creatorLuz, Alcione Eloira da-
dc.date2015-06-29-
dc.date.accessioned2017-09-29T12:38:02Z-
dc.date.available2017-08-31-
dc.date.available2017-09-29T12:38:02Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1113-
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo apresentar um panorama de pesquisas sobre a formação matemática do pedagogo, futuros professores dos Anos Iniciais, tendo como base os resumos de teses e dissertações entre os anos de 2000 a 2013, refletindo sobre as propostas curriculares de formação inicial dos Cursos de Pedagogia. A escolha desse período justifica-se pela implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2002) e das Diretrizes do Curso de Pedagogia (2006). O trabalho pretende responder a seguinte pergunta: Quais aspectos da formação matemática dos Cursos de Pedagogia tem sido priorizadas nas dissertações e teses brasileiras entre os anos de 2000 a 2013? Este estudo está baseado fundamentalmente em dissertações e teses, do tipo Estado da Arte, tendo Marli André et al. (2002) como uma das grandes pesquisadoras brasileiras sobre a formação de professores; Fiorentini et al. (2002) na formação de professores de matemática e Curi (2005) referente a formação de professores polivalentes. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa. Os resumos de dissertações e teses foram extraídos do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal do Ensino Superior (CAPES), além das bibliotecas digitais das universidades, onde foram encontrados sete trabalhos sobre o tema currículo no Curso de Pedagogia. O resumo destes trabalhos serviram como base para o fichamento e análise dos mesmos, em que foram destacados alguns aspectos como: autor; título; ano; titulação (mestrado e doutorado); palavras-chave, objetivo/questão da pesquisa; metodologia; referencial teórico e, resultados. A análise dos trabalhos citados anteriormente apresentou três aspectos importantes na temática curricular de formação inicial, evidenciando, portanto, os Projetos Pedagógicos dos Cursos; os conteúdos matemáticos e suas metodologias e, as práticas desenvolvidas na formação para a docência. Além disso, as propostas curriculares mostram a importância dos conhecimentos na formação docente, tanto do conhecimento do conteúdo, didático do conteúdo e o conhecimento do currículo, descrito por Shulman. A partir disso, o trabalho realizado permitiu uma reflexão sobre a formação matemática nos Cursos de Pedagogia, de modo que os mesmos possam continuar a formar profissionais conscientes de sua importância para a Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T00:20:47Z No. of bitstreams: 1 LUZ.pdf: 5324847 bytes, checksum: 7d9f093e128ed5522336a43d61619dcc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T12:38:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUZ.pdf: 5324847 bytes, checksum: 7d9f093e128ed5522336a43d61619dcc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T12:38:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUZ.pdf: 5324847 bytes, checksum: 7d9f093e128ed5522336a43d61619dcc (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.titleA formação matemática do pedagogo: um estudo a partir de produções acadêmicas brasileiraspt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUZ.pdf5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.