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dc.contributor.advisor1Vieira, Ubiara Garcia-
dc.creatorRodrigues, Kátia Aparecida-
dc.date2017-03-02-
dc.date.accessioned2017-09-29T12:38:51Z-
dc.date.available2017-09-01-
dc.date.available2017-09-29T12:38:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1114-
dc.description.abstractEducation in Brazil still faces several obstacles to achieving its quality and effectiveness. This research deals with the problem of school dropout and aims to analyze the perspective of students who have evaded school, considering work, family and school trajectory to evasion. For the analysis of the subject, were used the concepts developed by Bourdieu, Sposito, Foucault, among other authors that problematize this issue. Statistical data on school dropout in Brazil, Santa Catarina and especially in Chapecó are presented and discussed. In order to understand the influence of social factors on school dropout, three young people were interviewed who either evaded or were in the process of dropping out. The proposed analysis seeks to denature the idea that "school failure" or evasion is a problem of the individual and seeks explanations of the social conjuncture to the student that contribute to avoidance. The research is based on the assumption that education and the school are citizenship promoters. This assumption was challenged and analyzed with the theoretical reference, with the statistical data and with the analysis of the interviews.pt_BR
dc.description.resumoA educação no Brasil ainda enfrenta diversos obstáculos para o alcance de sua qualidade e efetividade. Esta pesquisa trata sobre o problema da evasão escolar e tem o objetivo de analisar a perspectiva de estudantes evadidos sobre assuntos como a escola, trabalho, família e trajetória escolar até a saída da escola. Para a análise do assunto, foram utilizados os conceitos desenvolvidos por Bourdieu, Sposito e Foucault, entre outros autores que problematizam essa questão, além da apresentação e discussão de dados estatísticos sobre a evasão escolar no Brasil, Santa Catarina e principalmente em Chapecó, local de realização desta pesquisa. Para compreender as influências de fatores sociais na evasão escolar, foram entrevistados três jovens que evadiram ou que estavam em processo de evasão. A análise proposta buscou desnaturalizar a ideia de que o “fracasso escolar” ou a evasão é um problema do indivíduo buscando explicações da conjuntura social que contribuem para que isto aconteça. A pesquisa parte do pressuposto de que a educação e a escola são promotoras de cidadania. Este pressuposto foi contestado e analisado com o referencial teórico, com os dados estatísticos e com a análise das entrevistas realizadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T23:45:04Z No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 2317984 bytes, checksum: ee802663238c5b9e21810042f5253142 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbandono escolarpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleUm estudo sobre a evasão escolar em Chapecópt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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