Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1116
Tipo: Monografia
Título: Análise dos impactos da construção da usina hidrelétrica Foz do Chapecó sobre o processo de expansão urbana do município de São Carlos-SC
Autor(es): Hippler, Joséli
Primeiro Orientador: Nascimento, Ederson do
Resumo: O uso da técnica é empregado na relação do homem com a natureza, configurando o espaço geográfico como um conjunto de materialidades e imaterialidades. Através dos sistemas de engenharia, que correspondem às materialidades, surgem ações que determinam alterações no espaço, como no caso do impacto de grandes obras. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a expansão urbana de São Carlos, sob influência do período de construção da usina hidrelétrica Foz do Chapecó, no município vizinho de Águas de Chapecó, entre os anos de 2006 a 2012. Para a realização da pesquisa, foram realizados levantamentos bibliográficos em obras vinculadas ao tema, documentos, como relatórios, jornais e fotografias. Realizou-se também o mapeamento das áreas urbanizadas, a partir de imagens de satélite de 2002 a 2016, e elaboração de mapas temáticos, utilizando o programa de geoprocessamento QGIS. São Carlos foi local para moradia de muitos operários e suas famílias durante a obra da hidrelétrica. Essa demanda, principalmente por espaço para moradia, provocou uma expansão urbana horizontal na hinterlândia da cidade. Áreas que antes eram utilizadas por atividades primárias foram transformados em loteamentos, tendo como consequência a valorização da terra. Além de ocupação de lotes vazios no centro da cidade, que estavam sob poder dos proprietários fundiários aguardando valorização. Alguns lotes de terra foram alterados nesse período e atualmente formam vazios urbanos, pois a demanda por espaço para moradia não é mais tão expressiva. Alguns novos investimentos aconteceram após o término da obra, como na educação, com a construção de um campus do Instituto Federal de Santa Catarina, de um condomínio residencial e incentivos no setor industrial. Constata-se, assim, que a construção da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, foi fundamental para um acréscimo no desenvolvimento do centro urbano de São Carlos.
Palavras-chave: Espaço urbano
Expansão urbana
Mobilidade urbana
Urbanização
Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó
Planejamento territorial urbano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1116
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HIPPLER.pdf4,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.