Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas-
dc.creatorBaumer, Gabrielle Cristina-
dc.creatorSilva, Lilian da-
dc.date2015-06-30-
dc.date.accessioned2017-09-29T12:51:02Z-
dc.date.available2017-09-01-
dc.date.available2017-09-29T12:51:02Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1117-
dc.description.abstractThe Hospital Pedagogy is an area of important education to ensure the right of children and adolescents and that for some reason of infirmity are away from the school and are hospitalized. This research aimed at understanding the pedagogical practice in the hospital, from the look of an educator. Qualitative study, whose method is oral history that lets you view the lived experience. He participated in the study the only active educator hospital in the city. Two interviews were held in November 2014 after approval by the Research Ethics Committee, whose protocol is: 856276. The analysis is has listed two categories: Origin of hospital class, the training process and legislation; The pedagogical practice with their strengths and weaknesses. It is noteworthy that in spite of Hospital Pedagogy be old in the city in focus, it is present since 2002 through a legal prerogative. It was observed that the child / adolescent get continuity in their studies, qualifying the return to their school class. Projects are developed in adherence school propositions, promoting inclusion. The weaknesses are related to the physical area for hospital care, the inconsistent partnership with home schools in sending the content to be taught the lack of health staff and family on this legislation. Thus, this research expanded studies of hospital pedagogy, considering the lack thereof, assisting in teacher training since the data may serve for the discussion of social and educational inclusion, this theme in Brazilian educational policy.pt_BR
dc.description.resumoA Pedagogia Hospitalar é uma área da educação importante para garantir o direito das crianças e ou adolescentes que por algum motivo de enfermidade estejam afastados da escola e se encontram hospitalizados. Esta pesquisa teve como objetivo compreender a práxis pedagógica no ambiente hospitalar, a partir do olhar de uma pedagoga. Estudo com abordagem qualitativa, cujo método é a história oral que permite visualizar a experiencia vivida. Participou do estudo a única pedagoga hospitalar atuante na cidade. Foram realizadas duas entrevistas em novembro de 2014, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, cujo protocolo é: 856276. Na análise elencou-se duas categorias: Origem da classe hospitalar, o processo de formação e legislação; A prática pedagógica com suas potencialidades e fragilidades. Destaca-se que apesar da Pedagogia Hospitalar ser antiga, na cidade em foco, ela esta presente desde 2002 através de uma prerrogativa legal. Observouse que a criança/adolescente obtem a continuidade em seus estudos, qualificando o retorno a sua classe escolar. Projetos são desenvolvidos em aderência as proposições escolares, promovendo a inclusão. As fragilidades relacionam-se a área fisica para o atendimento hospitalar, a inconsistente parceria com as escolas de origem no envio dos conteúdos a serem ministrados o desconhecimento da equipe de saúde e familia sobre esta legislação. Desta maneira, esta pesquisa ampliou os estudos sobre a pedagogia hospitalar, considerando a escassez dos mesmos, auxiliando na formação de professores uma vez que os dados poderão servir para a discussão da inclusão social e escolar, tema presente na política educacional brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T18:03:11Z No. of bitstreams: 1 BAUMER e SILVA.pdf: 771324 bytes, checksum: f5b3f9469f826157f14f426ed14d0f0d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T12:51:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BAUMER e SILVA.pdf: 771324 bytes, checksum: f5b3f9469f826157f14f426ed14d0f0d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T12:51:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BAUMER e SILVA.pdf: 771324 bytes, checksum: f5b3f9469f826157f14f426ed14d0f0d (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistência hospitalarpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.titleA práxis pedagógica no ambiente hospitalar, a partir do olhar de uma pedagodapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAUMER e SILVA.pdf753,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.