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dc.contributor.advisor1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.creatorLimberger, Claudia-
dc.creatorRolim, Katia Crystina-
dc.date2015-07-01-
dc.date.accessioned2017-09-29T18:09:05Z-
dc.date.available2017-08-31-
dc.date.available2017-09-29T18:09:05Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1128-
dc.description.abstractThis article constitutes an exercise in scientific research and is configured as final course assignment. This is an exercise mindful of the uniquenesses that circumscribe literacy in its multiple languages. We chose to understand the formative movement that discusses the digital and / or technological literacy, taking into account the early years of elementary school. It is purpose of this paper to analyze the national academic work on digital literacy and technology, in view of literacy in the multiple voices and languages in the early years of elementary school, to produce an analytical framework that will subsidize the construction of initial and continued training proposals for this formative specificity. Methodologically it is a literature search of the "state of knowledge". This, according to Ferreira (2002), has contributed in order to provide circulation and the exchange of what has already been built and thus contribute to what is to be build, optimizing research in its various aspects. The results show that digital technologies are regarded by many researchers as tools and, if used properly, can contribute to improving quality of education. The use of technology arouses interest in students to new learning and enable the development of methodologies aimed at an adapted to the individual learning needs of each student in the early literacy stage. However, the work showed that it is necessary to train the teacher to make the appropriate use of digital technologies since they alone do not promote meaningful learning. We conclude that there is evidence of changes in educational practices, but there are still many challenges to overcome, such as digital literacy, the insertion of subjects aware of technology and its possibilities in the initial training, among others. Digital technologies does not have the power to solve all school problems, but can become allies in the process of teaching and learning, as long as they are seen as tools and not as teaching machines.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo constitui-se num exercício de iniciação científica e se configura como Trabalho de Conclusão do Curso. Trata-se de um exercício atento às singularidades que circunscrevem a alfabetização em suas múltiplas linguagens. Optou-se por compreender o movimento formativo que discute a alfabetização digital e/ou tecnológica, em atenção aos anos iniciais do ensino fundamental. É objetivo deste escrito analisar a produção acadêmica nacional sobre a alfabetização digital e ou tecnológica, tendo em vista a alfabetização nas múltiplas vozes e linguagens nos anos iniciais do ensino fundamental, de modo a produzir um quadro analítico que subsidiará a construção de propostas de formação inicial e continuada para esta especificidade formativa. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo "estado do conhecimento". Esta, segundo Ferreira (2002), têm contribuído no sentido de propiciar a circulação e o intercâmbio do que já foi construído e, desse modo, contribuir com o que está por construir, otimizando a pesquisa nos seus diversos aspectos. Os resultados demonstram que as tecnologias digitais 4 são vistas por muitos pesquisadores como ferramentas e que, se bem utilizadas, podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. O uso das tecnologias desperta o interesse nos estudantes para novas aprendizagens, além de possibilitarem o desenvolvimento de metodologias que visam um aprendizado adaptado às necessidade individuais de cada estudante na fase de alfabetização inicial. No entanto, os trabalhos indicaram que é necessário capacitar o professor para fazer o uso apropriado das tecnologias digitais, pois elas por si só não promovem uma aprendizagem significativa. Conclui-se que há indícios de mudanças nas práticas educativas, mas ainda existem muitos desafios a serem superados, tais como: o letramento digital, a inserção de disciplinas atentas às tecnologias e suas possibilidades na formação inicial, entre outras. As tecnologias digitais não tem o poder de resolver todos os problemas da escola, contudo podem se tornar aliadas no processo de ensino e aprendizagem, desde que sejam vistas como ferramentas e não como máquinas que ensinam.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T00:55:14Z No. of bitstreams: 1 LIMBERGER e ROLIM.pdf: 456658 bytes, checksum: 6393f8f9265d8bd7ba55df9c7da3a4ec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T18:09:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIMBERGER e ROLIM.pdf: 456658 bytes, checksum: 6393f8f9265d8bd7ba55df9c7da3a4ec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T18:09:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIMBERGER e ROLIM.pdf: 456658 bytes, checksum: 6393f8f9265d8bd7ba55df9c7da3a4ec (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectEnsino por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleAlfabetização digital e ou tecnológica: desafios e possibilidades que reconfiguram a relação ensino/aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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