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Tipo: Monografia
Título: A relação entre vida sábia e vida prazerosa em Epicuro
Autor(es): Lunkes, Leandro
Primeiro Orientador: Caram, Juliano Pacos
Resumo: Epicuro no início da Carta a Meneceu estabelece uma relação entre filosofia e felicidade. Mais adiante do texto ele afirma que o prazer condiciona a felicidade. E no fim de sua carta ele afirma que só o sábio pode ser feliz. Para Epicuro a filosofia é um conceito da vida sábia, e que o prazer quando alcançado condiciona a felicidade a partir da vida prazerosa. Portanto, tanto vida prazerosa e vida sábia possibilitam a felicidade. Mas, qual será a relação entre vida sábia e vida prazerosa para que as duas possam condicionar felicidade? Esse é o objetivo que propomos: investigar a relação entre vida sábia e vida prazerosa buscando responder se são conceitos complementares ou antagônicos. Mas, para fazer isso se voltaremos para os conceitos de felicidade e filosofia. A felicidade é a vida prazerosa e a filosofia é um instrumento do modo de ser do sábio. Uma vida prazerosa consiste nos verdadeiros prazeres que causam a felicidade; já a vida sábia consistiria em possuir a sabedoria prática para escolher ou avaliar o que causa prazer e o que causa dor, ou seja, o bom discernimento. Portanto, Epicuro quer, com a relação entre vida sábia e vida prazerosa, alcançar a felicidade. Este filósofo para chegar a esse fim, a felicidade, formula como intermédios três fatores primordiais. O primeiro é a filosofia como instrumento da sabedoria prática para fornecer a esta os conhecimentos que possam ajudar para a obtenção de uma vida feliz. O segundo é o tetraphármakon, os quatro medicamentos que visam evitar as dores para obter uma vida prazerosa. E, por fim, as três virtudes, phronesis, beleza e justiça, que condicionam a felicidade, pois sem elas ninguém poderá ser feliz.
Abstract/Resumen: Epicurus beginning in the Letter to Meneceo establishes a relationship between philosophy and happiness. Later the text he claims that pleasure conditions the happiness. And at the end of his letter he claims that only the wise can be happy. For Epicurus philosophy is a concept of life wise, and that pleased when achieved conditions the happiness from the pleasurable life. Therefore, both pleasurable and life wise life provide happiness. But, what will be the relationship between wise life and pleasurable life so that the two can conditions happiness? This is the objective that we propose: to investigate the relationship between wise life and pleasurable life seeking to respond if they are complementary concepts or antagonistic. But to do that if we're going back to the concepts of happiness and philosophy. Happiness is the pleasant life and philosophy is an instrument of the Sage's way of being. A pleasurable life consists of the real pleasures which causes happiness; wise life would already possess the practical wisdom to choose or evaluate what causes pleasure and what causes pain, i.e. the good judgment. So Epicurus wants, with the relationship between wise life and pleasurable life, achieve happiness. This philosopher for achieving that end, happiness, as three primordial factors intermediate formula. The first is the philosophy as an instrument of practical wisdom to provide this knowledge that may help for obtaining a happy life. The second is the tetraphármakon, the four drugs that aim to avoid the pains for a pleasurable life. And, finally, the three virtues, phronesis, beauty and justice, which affect happiness, because without them, nobody can be happy.
Palavras-chave: Dor
Felicidade
Phronesis
Prazer
Carta a Meneceu
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1147
Data do documento: 2015
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