Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1148
Tipo: Monografia
Título: Presença da violência simbólica na perspectiva dos alunos de duas turmas do ensino médio de uma escola pública em Chapecó-SC
Autor(es): Massi, Taiane
Primeiro Orientador: Martins, Everton Bandeira
Resumo: A presente pesquisa pretende investigar a influência da violência simbólica no aprendizado de estudantes de duas turmas do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de Santa Catarina. Por meio de questionários avaliativos, a investigação procurou verificar como 38 alunos das turmas de primeiro e segundo anos do Ensino Médio concebem a violência simbólica, como reconhecem as suas manifestações e se sentem atingidos por ela. A fundamentação teórica sobre o tema estabeleceu um diálogo entre a teoria de Bourdieu (2001) sobre a violência simbólica e a discussão estabelecida por Charlot (2002) e a violência simbólica na escola. Pressupõe-se partindo-se das análises realizadas que violência simbólica na escola é resultado do exercício do poder coercitivo praticado por aqueles que simbolicamente são detentores do poder em relação aos subordinados. Deste modo, a violência simbólica pode ser manifestar na escola na relação entre gestores e professores, professores e alunos e alunos entre si. A prática de bulliyng entre os alunos é um modo de violência simbólica frequente nas relações escolares. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou dados bibliográficos e documentais e a aplicação de um questionário a alunos do ensino médio da escola na qual foi realizada. Concluiu-se que os alunos, embora reconheçam a existência de um tipo de violência que não manifesta fisicamente, não conseguem reconhecer a violência simbólica no cotidiano, como concebida por Bourdieu.
Abstract/Resumen: This research aims to investigate the influence of symbolic violence in the learning of students from two high school classes in a public school of the state of Santa Catarina. By means of evaluation questionnaires, research sought to establish as 38 students of the first class and second years of high school conceive of symbolic violence, and recognize its manifestations and feel affected by it. The theoretical foundation on the subject established a dialogue between Bourdieu's theory (2001) on the symbolic violence and the discussion established by Charlot (2002) and symbolic violence in school. Assumes starting with the analyzes that symbolic violence at school is a result of the exercise of coercive power practiced by those who symbolically are in power in relation to subordinates. Thus, the symbolic violence can be manifest in the relationship between school managers and teachers, teachers and students and students with each other. The practice of bulliyng among students is a way of frequent symbolic violence in school relations. The research, qualitative, used bibliographic and documentary data and the application of a questionnaire to school high school students in which it was held. It was concluded that the students, while recognizing the existence of a type of violence that manifests itself physically, can not recognize the symbolic violence in everyday life, as conceived by Bourdieu.
Palavras-chave: Ensino médio
Bullying
Violência escolar
Violência
Problemas sociais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1148
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MASSI.pdf492,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.