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Type: Monografia
Title: Gravidez na adolescência: desafios familiares, escolares e sociais
Author: Silva, Mariza da
First advisor: Ames, Maria Alice Canzi
Resume: O presente trabalho de conclusão de curso foi elaborado como requisito parcial de aprovação no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, e tem como tema gravidez na adolescência: desafios familiares, escolares e sociais. O objetivo deste trabalho foi identificar e compreender as transformações e mudanças que ocorrem na vida das adolescentes com a gravidez e qual a ligação dessas mudanças aos contextos familiares, educacionais e sociais ao qual pertencem, buscando identificar e entender as transformações e mudanças que ocorrem na vida de adolescentes estudantes diante da constatação do estado gestacional. As abordagens principais em relação a gravidez na adolescência foram atribuídos em especial aos referenciais teóricos da área de Sociologia, tendo como destaque Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Émile Durkheim, focando nos posicionamentos e noções das estudantes pesquisadas em relação aos cenários institucionais aos quais fazem parte, no momento em que a adolescente grávida emerge como em possível problema contrariando as expectativas sociais. Para a realização desta pesquisa optou-se por abordagem qualitativa, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas e questionários abertos com as estudantes da Escola de Educação Básica Coronel Lara Ribas, localizada no município de Chapecó – SC.
Abstract: This study attend as partial requirement of approval in the course of Degree in Social Sciences of the Federal University of the South Frontier and its theme are teenage pregnancy in family, school and social relations. It aims to identify and understand the transformations and changes that occur in the life of adolescents with pregnancy and what the connection of these changes to the family, educational and social contexts to which they belong. In addition, we sought to identify and understand the transformations and changes that occur in the life of adolescent students in face of the gestational state. The main approach to teenage pregnancy were attributed in particular to the theoretical frameworks of Sociology, with Pierre Bourdieu, Michel Foucault and Émile Durkheim as their focus. The center of the research was on the student’s behavior and notions in relation to the institutional scenarios to which they belong, at a time when the pregnant adolescent emerges as a possible problem in opposition to social expectations. In order to carry out this research, we opted for a qualitative approach, using semi-structured interviews and open questionnaires, in addition to a participant observation with the students of the Basic Education School Coronel Lara Ribas, located in the city of Chapecó - SC. At the end of the research, it was possible to raise different problems and situations that pregnant adolescents spend in different contexts in which they live.
Keywords: Adolescência
Conflitos
Educação
Gravidez
IND
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1150
Issue Date: 2017
Appears in Collections:TCC Ciências Sociais

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