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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prsybyciem, Moises Marques-
dc.contributor.referee1Ody , Leandro Carlos-
dc.contributor.referee2Pagliarin, Lidiane Limana Puiati-
dc.creatorPiotrowski, Ckleberton Luis-
dc.date2017-07-
dc.date.accessioned2017-10-03T12:02:24Z-
dc.date.available2017-09-
dc.date.available2017-10-03T12:02:24Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1154-
dc.description.abstractThe present research aims to present and analyze how the teaching of Natural Sciences in elementary education is developed in state public schools of basic education in the field in the municipality of Erechim / RS. The methodological approach developed was qualitative of an exploratory nature. Data were collected through structured questionnaire interviews recorded with three teachers from three schools in the field. The results showed that the teaching of science is based on the transmission to the students of the knowledge and concepts ready from the textbook. Teachers who work in the rural schools do not have specific training to work in teaching science. Only one teacher presents such training, but he states that in his training he did not work in the field perspective or the young man's encouragement to remain in the field. Another important fact is that teachers had at most a qualification after initial training. Therefore, teachers did not have the opportunity to maintain a constant training process. Even though everyone has a lot of goodwill in their teaching work, they lack a correct understanding of concepts and proposals such as interdisciplinarity, education in the field and agroecology. The teaching of science is developed without considering the previous knowledge of the students, neither the context and the particularities they are experienced are considered and that could add to the appreciation of their culture and identity. Thus, what happens in the rural schools is a teaching geared to technical training, uncritical and that understands the field as a place of people backward and without a future perspective. These results show the need to search for alternatives to approach teaching, for example through interdisciplinarity, in which science subjects can be worked in formative moments, awakening the teacher and students a critical view.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem o objetivo de apresentar e analisar como o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental é desenvolvido nas escolas públicas estaduais de educação básica do/no campo no município de Erechim/RS. A abordagem metodológica desenvolvida foi a qualitativa de natureza exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas a partir de questionário estruturado gravadas em áudio com três professores de três escolas do/no campo. Os resultados obtidos mostraram que o ensino de Ciências se mantém pautado na transmissão, aos estudantes, dos conhecimentos e dos conceitos prontos a partir do livro didático. Os professores que atuam nas escolas do campo não apresentam formação específica para trabalhar o ensino de Ciências. Apenas um professor apresenta tal formação, mas afirma que na sua formação não se trabalhava na perspectiva do campo e nem do incentivo o jovem para que permanecesse no campo. Outro dado importante é que os professores tiveram no máximo uma qualificação posterior à formação inicial. Logo, os professores não tiveram oportunidade de manter um constante processo de formação. Mesmo que todos apresentem muita boa vontade em seu trabalho docente, falta-lhes uma compreensão correta de conceitos e de propostas como a interdisciplinaridade, a educação do/no campo e agroecologia. O ensino de Ciência é desenvolvido sem considerar o conhecimento prévio dos alunos, tampouco o contexto e as particularidades por eles vividas são considerados e que poderiam agregar a valorização da sua cultura e identidade. Desse modo, o que ocorre nas escolas do campo é um ensino voltado para a formação técnica, acrítica e que entende o campo como lugar de gente atrasada e sem perspectiva de futuro. Esses resultados mostram a necessidade de serem buscadas alternativas para abordar o ensino, por exemplo, por meio da interdisciplinaridade, em que os assuntos das ciências podem ser trabalhados em momentos formativos, despertando no professor e nos alunos uma visão crítica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-09-25T11:27:50Z No. of bitstreams: 1 PIOTROWSKI.PDF: 988101 bytes, checksum: 90c1e56a6e5d99052eefdf847f0ed43c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-03T12:02:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PIOTROWSKI.PDF: 988101 bytes, checksum: 90c1e56a6e5d99052eefdf847f0ed43c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-03T12:02:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PIOTROWSKI.PDF: 988101 bytes, checksum: 90c1e56a6e5d99052eefdf847f0ed43c (MD5) Previous issue date: 2017-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da ciênciapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO ensino de ciências da natureza no ensino fundamental nas escolas públicas estaduais do/no campo do município de Erechim/RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

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