Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1169
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Sanceverino, Adriana Regina-
dc.contributor.referee1Sanceverino, Adriana Regina-
dc.contributor.referee2Sartori, Jerônimo-
dc.contributor.referee3Destri, Vivian-
dc.creatorLira, Jéssica Casa-
dc.date2016-12-14-
dc.date.accessioned2017-10-03T12:43:18Z-
dc.date.available2017-10-03T12:43:18Z-
dc.date.issued2017-01-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1169-
dc.description.resumoO presente trabalho expõe os resultados de uma pesquisa que buscou a compreensão acerca da centralidade do conhecimento no currículo da Educação de Jovens e Adultos/EJA, tendo como objetivo principal estudar o currículo da EJA, analisando qual é o nível de articulação entre o conhecimento sistematizado pelas ciências naturais e sociais com aquele desenvolvido pelo(a) aluno(a) no seu cotidiano. É sabido que o currículo é carregado pelas relações de poder que permeia a sociedade na qual a escola está inserida, assim, é relevante compreender se a concepção de currículo adotada visa emancipar os sujeitos ou reproduzir as condições vigentes. Para tanto realizou-se um estudo bibliográfico, levantando os principais estudiosos e suas concepções sobre educação popular, EJA e currículo. Posteriormente, realizamos uma análise documental, desenvolvendo uma pesquisa bibliométrica no site da ANPED, a fim de realizar um levantamento do panorama atual das publicações nessas áreas e um estudo de quatro Projetos Político Pedagógicos de escolas brasileiras, tentando delinear as concepções de currículo presentes e em que aspectos essas se aproximam ou se distanciam dos documentos legais. Finalmente, observamos que, apesar de comemorarmos vinte anos da publicação da lei que rege o ensino brasileiro, muitos são os avanços que ainda temos que alcançar principalmente no que se refere à formação inicial e continuada de qualidade dos professores, a importância da mediação e do protagonismo dos(as) estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-09-12T17:20:07Z No. of bitstreams: 1 LIRA.pdf: 742964 bytes, checksum: aa3ecf4455ef84e7039df9dbedc56384 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-03T12:43:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIRA.pdf: 742964 bytes, checksum: aa3ecf4455ef84e7039df9dbedc56384 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-03T12:43:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIRA.pdf: 742964 bytes, checksum: aa3ecf4455ef84e7039df9dbedc56384 (MD5) Previous issue date: 2017-01-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleO currículo da educação de jovens e adultos: interfaces entre os conhecimentos científicos e popularespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIRA.pdf725,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.