Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1169
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sanceverino, Adriana Regina | - |
dc.contributor.referee1 | Sanceverino, Adriana Regina | - |
dc.contributor.referee2 | Sartori, Jerônimo | - |
dc.contributor.referee3 | Destri, Vivian | - |
dc.creator | Lira, Jéssica Casa | - |
dc.date | 2016-12-14 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-03T12:43:18Z | - |
dc.date.available | 2017-10-03T12:43:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1169 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho expõe os resultados de uma pesquisa que buscou a compreensão acerca da centralidade do conhecimento no currículo da Educação de Jovens e Adultos/EJA, tendo como objetivo principal estudar o currículo da EJA, analisando qual é o nível de articulação entre o conhecimento sistematizado pelas ciências naturais e sociais com aquele desenvolvido pelo(a) aluno(a) no seu cotidiano. É sabido que o currículo é carregado pelas relações de poder que permeia a sociedade na qual a escola está inserida, assim, é relevante compreender se a concepção de currículo adotada visa emancipar os sujeitos ou reproduzir as condições vigentes. Para tanto realizou-se um estudo bibliográfico, levantando os principais estudiosos e suas concepções sobre educação popular, EJA e currículo. Posteriormente, realizamos uma análise documental, desenvolvendo uma pesquisa bibliométrica no site da ANPED, a fim de realizar um levantamento do panorama atual das publicações nessas áreas e um estudo de quatro Projetos Político Pedagógicos de escolas brasileiras, tentando delinear as concepções de currículo presentes e em que aspectos essas se aproximam ou se distanciam dos documentos legais. Finalmente, observamos que, apesar de comemorarmos vinte anos da publicação da lei que rege o ensino brasileiro, muitos são os avanços que ainda temos que alcançar principalmente no que se refere à formação inicial e continuada de qualidade dos professores, a importância da mediação e do protagonismo dos(as) estudantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-09-12T17:20:07Z No. of bitstreams: 1 LIRA.pdf: 742964 bytes, checksum: aa3ecf4455ef84e7039df9dbedc56384 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-03T12:43:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIRA.pdf: 742964 bytes, checksum: aa3ecf4455ef84e7039df9dbedc56384 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-03T12:43:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIRA.pdf: 742964 bytes, checksum: aa3ecf4455ef84e7039df9dbedc56384 (MD5) Previous issue date: 2017-01-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | O currículo da educação de jovens e adultos: interfaces entre os conhecimentos científicos e populares | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIRA.pdf | 725,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.