Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1171
Tipo: Monografia
Título: Terra indígena Guarani Araça´i: territorialidades e disputas entre agricultores e indígenas no municípios de Cunha Porã e Saudades-SC
Autor(es): Groth, Ana Paula
Primeiro Orientador: Brandt, Marlon
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo analisar as disputas territoriais envolvendo indígenas e agricultores a partir da criação da Terra Indígena Guarani Araça’í , localizada nos municípios de Cunha-Porã e Saudades-SC. O processo de colonização provido pelo Estado de Santa Catarina no inicio do século XX, desconsiderava sua ocupação indígenas e caboclos. Dessa maneira, a pesquisa tem por objetivo analisar as territorialidades e disputas entre indígenas e agricultores nos municípios de Cunha Porã e Saudades –SC. Procura-se assim reconhecer as diferentes territorialidades entre os agricultores e indígenas na área a ser demarcada como terra indígena, levantando questionamentos quanto ao uso-da-terra e as identidades culturais das populações envolvidas. Na primeira parte do texto buscou-se identificar o contexto histórico do povoamento Guarani no Oeste catarinense. A segunda parte esta direcionada a atuação da Companhia Territorial Sul Brasil no território disponibilizado pelo estado de Santa Catarina para comercialização e povoamento. O terceiro momento centra a análise do conflito territorial na Terra do Araça’í, envolvendo agricultores e indígenas.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Índios
Política
Índios Guarani Araça’í
Colonização
Terra indígena
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1171
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GROTH.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.