Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1177
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paz, Demétrio Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Neiva Maria Graziadei | - |
dc.contributor.referee2 | Berned, Pablo Lemos | - |
dc.creator | Jaroczewski, Márcia Angélica | - |
dc.date | 2017-07-04 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-03T12:52:17Z | - |
dc.date.available | 2017-09-06 | - |
dc.date.available | 2017-10-03T12:52:17Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1177 | - |
dc.description.abstract | Este resumen tiene por objetivo presentar dos propuestas de secuencias básicas con los cuentos: “Noventa e três” y O adivinhador das mortes”, de Mia Couto, pertenecientes a literatura africana. El trabajo con los cuentos sería desarrollado con un grupo del 1º año del Enseñanza Media, en una de las escuelas del red estadual del municipio de Guarani das Missões – RS. La metodología utilizada para la elaboración de las actividades, fue la propuesta de Letramento Literário de Rildo Cosson (2009), que presenta cuatro etapas: motivación, introducción, lectura e interpretación. El objetivo de la pesquisa era trabajar con los cuentos africanos en la Enseñanza Media. Fue elegido el 1º año de la Enseñanza Media, porque según informaciones obtenidas en la escuela, ese grupo no había realizado ninguna actividad con textos pertenecientes a literatura africana. Si el trabajo con los dos cuentos elegidos fuera realizado, los resultados serían positivos, porque los estudiantes se sentirían motivados en conocer otras libros pertenecientes a autores africanos, estimularía el gusto por la lectura de cuentos africanos y se promovería la reflexión respecto a la semejanza entre la cultura africana y brasileña. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este resumo tem por objetivo apresentar duas propostas de sequências básicas com os contos: “Noventa e três” e “O adivinhador das mortes”, de Mia Couto, ambos pertencentes à literatura africana. O trabalho com os contos seria desenvolvido com uma turma do 1º ano do ensino Médio, em uma das escolas da rede estadual do município de Guarani das Missões – RS. A metodologia utilizada para a elaboração das atividades, foi à proposta de Letramento Literário de Rildo Cosson (2009), a qual apresenta quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. O objetivo da pesquisa era trabalhar com contos africanos no Ensino Médio. Quanto à escolha do 1º ano do Ensino Médio, foi porque segundo informações obtidas na escola, essa turma ainda não tinha realizado nenhuma atividade com textos pertencentes à literatura africana. Se o trabalho com os dois contos escolhidos fosse realizado, os resultados seriam positivos, porque os estudantes sentiram-se motivados em conhecer outras obras pertencentes a autores africanos, se estimularia o gosto pela leitura de contos africanos, e ainda se promoveria a reflexão sobre a semelhança entre a cultura brasileira e a africana. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-09-06T18:00:43Z No. of bitstreams: 1 JAROCZEWSKI.pdf: 565380 bytes, checksum: b42108a8e040dbfae8142d5bcfa5b7fd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-03T12:52:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JAROCZEWSKI.pdf: 565380 bytes, checksum: b42108a8e040dbfae8142d5bcfa5b7fd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-03T12:52:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAROCZEWSKI.pdf: 565380 bytes, checksum: b42108a8e040dbfae8142d5bcfa5b7fd (MD5) Previous issue date: 2017-07-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contos africanos | pt_BR |
dc.subject | Literatura africana | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Guarani das Missões | pt_BR |
dc.subject | Análise literária | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre o trabalho com contos africanos no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JAROCZEWSKI.pdf | 552,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.