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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Aurélia Lopes-
dc.creatorInnocente, Gerusa Maicá Nunes-
dc.creatorRodrigues, Greiciele Bisognin-
dc.date2015-07-01-
dc.date.accessioned2017-10-05T18:48:19Z-
dc.date.available2017-09-01-
dc.date.available2017-10-05T18:48:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1186-
dc.description.abstractPromoting qualified education presupposes the recognition of social and cultural values of the involved agents in this process. Thus, based on knowledge that proposes a reflection about the world and considering time dynamicity, it is necessary to establish a dialogic relation between the scholar space and the non-scholar space. This way, it is believed that the emancipating principles, present in the studies of integral and environmental education, can contribute, during children and young students´ scholar education, so that their participation in society takes place in a more human and sharing way, as well as compromised with life conservation. Therefore, it is intended to analyze how these areas are related in order to develop a curriculum which is compromised with human emancipatory education. It is a qualitative research based on Cavaliere (2009), Coelho (2009), Gadotti (2006, 2008 and 2009), Moll (2012), Barcelos (2010), Silva (2009), Reigota (1999), Lazzi (2014) and Loureiro (2009). During literature review, it was found that to understand these issues, it was necessary to recognize the current legislation of both educational proposals, the integral and the environmental one. Thus, it was possible to establish a direct relation between educational and ethical knowledge, getting to know the educational opportunities and school timing. In conclusion, it can be observed that the inclusion of environmental education, in schools that have assumed an attitude of integral education, will constitute an emancipatory curriculum, since it will recognize the opportunity of building knowledge in education, and this, in fact, will assure life in society and contribute with the individual to establish their relations with the world.pt_BR
dc.description.resumoPromover educação com qualidade pressupõe o reconhecimento de valores sociais e culturais dos agentes envolvidos neste processo. Deste modo, partindo-se de saberes que propõem uma reflexão sobre o mundo, considerando-se a dinamicidade do tempo, faz-se necessária a relação dialógica entre o espaço escolar e não-escolar. Sendo assim, acredita-se que os princípios emancipadores, presentes nos estudos de educação integral e educação ambiental, podem contribuir, durante a formação escolar de crianças e jovens, para que sua participação na sociedade se efetive de forma mais humana, solidária e comprometida com a conservação da vida. Portanto, pretende-se com este artigo analisar como estas áreas se relacionam para a construção de um currículo comprometido, com a formação humana emancipatória. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada em Cavaliere (2009), Coelho (2009), Gadotti (2006, 2008 e 2009), Moll (2012), Barcelos (2010), Silva (2009), Reigota (1999), Lazzi (2014) e Loureiro (2009). Verificou-se durante a trajetória de investigação bibliográfica, que para a compreensão destes temas houve a necessidade de reconhecimento da legislação vigente, de ambas as propostas de educação, integral e ambiental. Desta maneira, foi possível estabelecer relação direta entre os saberes docentes e éticos, conhecer as oportunidades educativas e tempos de escola. Em conclusão é possível obserar que a inclusão da educação ambiental, em escolas que tenham assumido uma postura de educação integral, formará um currículo emancipador, pois irá reconhecer na educação a oportunidade de construir o conhecimento, e que este de fato assegure a vida em sociedade e contribua junto ao indivíduo para estabelecer suas relações com o mundo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T17:55:47Z No. of bitstreams: 1 INNOCENTE e RODRIGUES.pdf: 390596 bytes, checksum: d963e322c4a43a1cb204363c6cda3b67 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-05T18:48:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 INNOCENTE e RODRIGUES.pdf: 390596 bytes, checksum: d963e322c4a43a1cb204363c6cda3b67 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleEducação ambiental e educação integral: componentes de um currículo comprometido com a formação humana emancipatóriapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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