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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee2Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee3Bornelli, Samara-
dc.creatorKissel, Ana Claudia Noskoski-
dc.date2016-12-14-
dc.date.accessioned2017-10-05T19:01:13Z-
dc.date.available2017-10-05T19:01:13Z-
dc.date.issued2017-01-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1197-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a Educação Infantil e Campos de Experiência focalizando na ética desse encontro. Desse modo, investiguei qual e como seria o processo de construção do conhecimento das crianças pela experiência do aprender, a partir da proposição de campos de experiência na Educação Infantil. Para isso, busquei suporte teórico metodológico na pesquisa qualitativa, que vê a pesquisa como um processo e não como produto, de uma construção reflexiva, potente e geradora de conhecimentos. Junto a isso, trago autores e pesquisas sobre a experiência do aprender, bem como algumas contribuições da pedagogia italiana para pensar os campos de experiência na Educação Infantil. Além disso, as Diretrizes Nacionais Curriculares para Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular foram suporte relevante para as reflexões e para um currículo pensado pelos campos de experiência. Aliado a pesquisa bibliográfica trago as experiências do estágio curricular na educação infantil como um encontro possível a ser considerado. Assim, organizei a análise dos dados levando em consideração três categorias: o conceito de experiência; o currículo e a prática curricular. Nessa última, trago três eixos, a fim de mostrar a possibilidade de explorar campos de experiências na Educação Infantil: As crianças entre elas; As crianças e os materiais e As crianças e suas descobertas. Pude constatar que a criança produz sentidos pessoais e coletivos, construindo assim um aprendizado constante. Assim, o encontro entre educação infantil e os campos de experiência é possível quando o/a professor(a) oportuniza tais experiências e faz desse encontro momentos de infinitas possibilidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-09-12T17:36:44Z No. of bitstreams: 1 KISSEL.pdf: 3464977 bytes, checksum: 37ba3a853a5c2d997dcd1e1734ee5eff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-05T19:01:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KISSEL.pdf: 3464977 bytes, checksum: 37ba3a853a5c2d997dcd1e1734ee5eff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-05T19:01:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KISSEL.pdf: 3464977 bytes, checksum: 37ba3a853a5c2d997dcd1e1734ee5eff (MD5) Previous issue date: 2017-01-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCampos de experiênciaspt_BR
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.titleEducação infantil e campos de experiências: a ética de um encontropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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