Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1197
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.contributor.referee1 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.contributor.referee2 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.referee3 | Bornelli, Samara | - |
dc.creator | Kissel, Ana Claudia Noskoski | - |
dc.date | 2016-12-14 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-05T19:01:13Z | - |
dc.date.available | 2017-10-05T19:01:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1197 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a Educação Infantil e Campos de Experiência focalizando na ética desse encontro. Desse modo, investiguei qual e como seria o processo de construção do conhecimento das crianças pela experiência do aprender, a partir da proposição de campos de experiência na Educação Infantil. Para isso, busquei suporte teórico metodológico na pesquisa qualitativa, que vê a pesquisa como um processo e não como produto, de uma construção reflexiva, potente e geradora de conhecimentos. Junto a isso, trago autores e pesquisas sobre a experiência do aprender, bem como algumas contribuições da pedagogia italiana para pensar os campos de experiência na Educação Infantil. Além disso, as Diretrizes Nacionais Curriculares para Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular foram suporte relevante para as reflexões e para um currículo pensado pelos campos de experiência. Aliado a pesquisa bibliográfica trago as experiências do estágio curricular na educação infantil como um encontro possível a ser considerado. Assim, organizei a análise dos dados levando em consideração três categorias: o conceito de experiência; o currículo e a prática curricular. Nessa última, trago três eixos, a fim de mostrar a possibilidade de explorar campos de experiências na Educação Infantil: As crianças entre elas; As crianças e os materiais e As crianças e suas descobertas. Pude constatar que a criança produz sentidos pessoais e coletivos, construindo assim um aprendizado constante. Assim, o encontro entre educação infantil e os campos de experiência é possível quando o/a professor(a) oportuniza tais experiências e faz desse encontro momentos de infinitas possibilidades. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-09-12T17:36:44Z No. of bitstreams: 1 KISSEL.pdf: 3464977 bytes, checksum: 37ba3a853a5c2d997dcd1e1734ee5eff (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-05T19:01:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KISSEL.pdf: 3464977 bytes, checksum: 37ba3a853a5c2d997dcd1e1734ee5eff (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-05T19:01:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KISSEL.pdf: 3464977 bytes, checksum: 37ba3a853a5c2d997dcd1e1734ee5eff (MD5) Previous issue date: 2017-01-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Campos de experiências | pt_BR |
dc.subject | Estágio curricular | pt_BR |
dc.title | Educação infantil e campos de experiências: a ética de um encontro | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KISSEL.pdf | 3,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.