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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.creatorMarcon, Vera Inês-
dc.creatorZanatta, Joana-
dc.date2015-07-01-
dc.date.accessioned2017-10-05T19:21:10Z-
dc.date.available2017-09-01-
dc.date.available2017-10-05T19:21:10Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1204-
dc.description.abstractIt is a basic scientific exercise that is configured as final course assignment, which aimed to discuss the transition from childhood education to the early years of elementary school, after the implementation of Law 12.274/2006, that enabled inserting / registration of children of six (06) years in the literacy class. The objectives of this work are to produce an analytical framework on national productions aware of what refers to the transition between childhood education and early years of elementary school and seek contributions in the investigated themes that emerge, in view of the teaching exercise and the educational "care" needed for this process and the formative movement under review. Methodologically it is a study of the "state of the art" / "state of knowledge" backed by Ferreira (2002), which emphasizes that it is a possibility that has contributed to provide flux of knowledge and exchange between researchers and institutions, in order to optimize the research and contributions in its various aspects. As a result of this exercise, with predetermined descriptors, were located three theses and six articles, all aware of what called attention to the transition from childhood education to the early years of elementary school. What is evident is that continuity, regularity, transition without abrupt breaks, mediated by playfulness, keeps kids more concentrated and parents more secure, avoiding unnecessary crises. In this perspective, it follows that the educational network design and / or educational institutions must set ethical / political commitments taking into account the specificities of childhood and pedagogical care needed for the intended result.pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um exercício de iniciação científica que se configura como trabalho de conclusão de curso, o qual objetivou problematizar o processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, a partir da implementação da Lei 12.274/2006, que possibilitou a inserção/matrícula das crianças de 06 (seis) anos na classe de alfabetização. São objetivos deste trabalho produzir um quadro analítico sobre as produções nacionais atentas ao que se refere à transição entre educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e buscar nas temáticas investigadas as contribuições que emergem, tendo em vista o exercício da docência e os “cuidados” pedagógicos necessários a este processo e o movimento formativo em análise. Metodologicamente trata-se de um estudo do tipo “estado da arte”/“estado do conhecimento” amparado em Ferreira, (2002), a qual destaca que se trata de uma possibilidade que tem contribuído para propiciar circulação do conhecimento e intercâmbio entre pesquisadores e instituições, tendo em vista otimizar a pesquisa e suas contribuições em seus diversos aspectos. Como resultado deste exercício, com descritores pré-determinados, foram localizadas três teses e seis artigos, todos atentos ao que denominado cuidado com a transição educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. O que se evidencia é que a continuidade, a regularidade, a transição sem rupturas bruscas, mediadas pela ludicidade, mantém as crianças mais concentradas, os pais mais seguros, evitando crises desnecessárias. Nesta perspectiva, conclui-se que o projeto pedagógico da rede e/ou das instituições educacionais precisa definir compromissos ético/políticos em atenção às especificidades da infância e os cuidados pedagógicos necessários à articulação ensejada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T18:16:59Z No. of bitstreams: 1 MARCON e ZANATTA.pdf: 369216 bytes, checksum: 10579eb0f57a6b6b011bcd5ead642ed3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-05T19:21:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARCON e ZANATTA.pdf: 369216 bytes, checksum: 10579eb0f57a6b6b011bcd5ead642ed3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-05T19:21:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCON e ZANATTA.pdf: 369216 bytes, checksum: 10579eb0f57a6b6b011bcd5ead642ed3 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino infantilpt_BR
dc.titleO processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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