Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1236
Tipo: Monografia
Título: Comunidades virtuais de marcas: um estudo netnográfico das funções das marcas e dos fatores de influência internos dos usuários
Autor(es): Maciel, Alan César Souza
Primeiro Orientador: Cardoso, Janaína Gularte
Resumo: Os consumidores devem estar no cerne de toda tomada de decisão empresarial, logo, conhecer as influências que determinam as escolhas desses indivíduos, é primordial para que os profissionais de marketing possam planejar e oferecer propostas de maneira estratégica às organizações. Uma das principais decisões de consumo refere-se à marca, que exerce diversas funções e revelam a sua atratividade e retorno financeiro quando são valorizadas pelos consumidores. Um recurso valioso para compreender alguns processos de consumo encontrase nas comunidades virtuais que são cada vez mais importantes no mundo social contemporâneo. Diante disto, este trabalho tem o objetivo de compreender as funções das marcas e os fatores de influência internos para os usuários de comunidades virtuais de marcas. Para tanto, adotou-se metodologia caracterizada como exploratória, descritiva e aplicada, além de ser uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e netnográfica. Os dados foram obtidos de forma arquivais e extraídos por meio de questionários nas comunidades virtuais, sendo submetidos a análise de conteúdo e estatística descritiva, respectivamente. Participaram deste estudo, as marcas Itaú, Skol e Natura selecionadas a partir de um ranking de valor das marcas. A partir da pesquisa nas páginas das marcas e em grupos virtuais foi observado que a maioria dos usuários sempre identificam as funções de suas marcas, com destaque às de referência e personalização para Itaú, otimização para Skol e ética para Natura. Os fatores de influência internos dos consumidores foram analisados quanto às motivações e necessidades, desejos, atitudes, valores pessoais e estilo de vida. Observou-se que os usuários das diferentes marcas possuem comportamentos específicos. Por fim, ao realizar a análise comparativa entre os fatores de influência internos e as funções de cada marca, constatou-se que a marca Itaú possui quase todos fatores internos relacionados às diferentes funções, a Skol possui as atitudes e o estilo de vida mais ligados às suas funções e a Natura destaca-se a relação da função ética com os valores pessoais. Tais resultados evidenciam a gestão acertada das marcas estudadas, uma vez que o posicionamento adequado destas, propiciam a correspondente percepção das funções exercidas para seus usuários. Ademais, infere-se que as organizações devem conhecer como as funções de suas marcas são desempenhadas e como os consumidores se comportam perante a elas, para que possam elaborar estratégias com vistas a superar a concorrência e obter retorno de suas atividades.
Palavras-chave: Marketing on-line
Consumidores
Administração
Marketing estratégico
Marketing industrial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1236
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACIEL.pdf16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.