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Tipo: Monografia
Título: Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: um estudo bibliográfico dos métodos governamentais de avaliação
Autor(es): Gaik, Beatris Fátima Bueno
Primeiro Orientador: Sanceverino, Adriana Regina
Resumo: O presente trabalho objetiva refletir acerca da eficácia dos métodos de avaliação propostos pelas diretrizes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Problematiza se a proposta do PACTO para avaliar o desempenho dos estudantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental, apresenta possibilidades de operacionalização e eficácia. Para responder a essa pergunta de pesquisa este trabalho busca entender como surgiu o PNAIC, bem como a proposta do governo federal ao criá-lo; analisar como se dá o processo de alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental sob a proposta do PNAIC; averiguar como os professores gerenciam o processo de alfabetização com a nova proposta de ensino; e conhecer o processo de avaliação proposto pelo PNAIC a fim de compreender o rendimento dos educandos que frequentam as séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, de cunho bibliográfico, foi desenvolvida por meio de leituras de livros, artigos publicados em periódicos, cartilhas expedidas pelo governo e legislação. A base teórico-metodológica que sustenta esse trabalho monográfico se desenvolve a partir de Vygotsky (1984), Soares (2003; 2004), Rego (995), Cristofolini (2012), Cagliari (1992), Brasil (2009; 2012) entre outros autores. Para análise de dados, fez-se uma busca por artigos que abordam a temática em estudo, publicados no período entre 2007 a 2014.A análise dos mesmos permitiu inferir que o método de avaliação oferecido pelo Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa não é eficaz o suficiente para concluir que há mudanças positivas no novo método de ensino e nem de que há avanços nas três fases (1º, 2º, e 3º ano). Ainda há muitas falhas nesse método de avaliação, mas os professores e gestores de escolas reconhecem que a Provinha Brasil pode representar novos desafios aos métodos pedagógicos de ensino
Abstract/Resumen: The present work aims to reflect on the effectiveness of the evaluation methods proposed by the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) guidelines. It questions whether the proposal of the COVEN to evaluate the performance of the students in the initial grades of Elementary School presents possibilities of operationalization and effectiveness. To answer this research question, this work seeks to understand how the PNAIC came about, as well as the proposal of the federal government in creating it; Analyze how the literacy process takes place in the initial grades of Elementary School under the PNAIC proposal; To find out how teachers manage the literacy process with the new teaching proposal; And to know the evaluation process proposed by the PNAIC in order to understand the income of the students who attend the initial grades of Elementary School. The bibliographical research was developed through book readings, articles published in periodicals, government issued books and legislation. The theoretical-methodological base that supports this monographic work is developed from Vygotsky (1984), Soares (2003; 2004), Rego (995), Cristofolini (2012), Cagliari (1992), Brazil Authors. For the analysis of data, a search was made for articles that deal with the theme under study, published between 2007 and 2014. Their analysis allowed to infer that the evaluation method offered by the National Pact for Literacy in the Right Age is not effective Enough to conclude that there are positive changes in the new teaching method and that there is progress in all three phases (1st, 2nd and 3rd year). There are still many shortcomings in this method of evaluation, but school teachers and managers recognize that Provinha Brasil may pose new challenges to teaching methods
Palavras-chave: Alfabetização
PNAIC
Processo de alfabetização
Proposta de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/124
Data do documento: 10-Dez-2014
Aparece nas coleções:Pedagogia

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