Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Calegari, Jean Franco Mendes-
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Marilda Merência-
dc.creatorGiachini, Carla Grasel-
dc.creatorTavares, Elizama de Souza-
dc.date2015-06-29-
dc.date.accessioned2017-10-06T19:21:04Z-
dc.date.available2017-09-01-
dc.date.available2017-10-06T19:21:04Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1240-
dc.description.abstractThis article presents the results of a study on the approach of educational institutions in the theses of PPGE/UFSC. Part of the historiographical debate about the absence of sources of policy for educational institutions, systematic concern about the memory of those institutions and their records, proposing, in this sense, to question and to highlight what has been said about the educational institutions in academic productions. It appears by the current analysis that there are a small number of theses that deal specifically on the history of schools or to dialogue directly with the field of history of education. It concludes that there is a process of school sidelined these approaches, and that this institution has often been viewed as a setting for conducting research and place to answer micro problematizations sometimes treated as a autonomous cut of the historical and educational context.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a abordagem das instituições escolares nas teses do PPGE/UFSC. Parte do debate historiográfico acerca da ausência de política de fontes para as instituições escolares, da preocupação sistemática sobre a memória dessas instituições e seus registros, propondo, nesse sentido, questionar e evidenciar o que tem sido dito sobre as instituições escolares em produções acadêmicas. Constata-se através das análises empreendidas que há um reduzido número de teses que tratam especificamente sobre a história das instituições escolares ou que dialogam diretamente com o campo da história da educação. Conclui que há um processo de secundarização da escola nestas abordagens, e que esta instituição tem sido frequentemente visualizada como um cenário para a realização de pesquisas e lugar para responder problematizações do micro, por vezes tratadas como um recorte autônomo do contexto histórico e escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T22:17:37Z No. of bitstreams: 1 GIACHINI e TAVARES.pdf: 371847 bytes, checksum: 76674132aab5a23642820a089b147896 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-06T19:21:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GIACHINI e TAVARES.pdf: 371847 bytes, checksum: 76674132aab5a23642820a089b147896 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-06T19:21:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GIACHINI e TAVARES.pdf: 371847 bytes, checksum: 76674132aab5a23642820a089b147896 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectInstituições de ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.titleA secundarização da escola nas produções acadêmicas: um estudo das teses do PPGE/UFSC (2000-2013)pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIACHINI e TAVARES.pdf363,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.