Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1242
Tipo: Monografia
Título: Logística verde: um estudo de caso de diagnóstico das práticas sustentáveis adotadas por uma transportadora de Santa Catarina
Autor(es): Farias, Tais Angélica
Primeiro Orientador: Deimling, Moacir Francisco
Resumo: A ascensão da globalização e o uso inadequado dos recursos naturais os tornam escassos e provocam danos irreversíveis ao meio ambiente. Destas ações que prejudicam o meio ambiente, as empresas possuem um papel fundamental na responsabilização do uso de recursos limitados, sendo que este cenário exige que o ser humano repense seus atos e práticas adotadas. A partir disso, novos métodos de gestão surgem com vistas a administrar os recursos disponíveis e atender as exigências da sociedade. Destas destacam-se ações sustentáveis como o conceito de logística verde. Ao considerar que as operações logísticas em uma organização correspondem a uma das áreas que mais pode agredir ao meio ambiente, a definição de logística verde consiste na administração destas operações com propósito de reduzir e amenizar aos impactos ambientais. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo geral analisar quais as práticas de logística verde são adotadas atualmente por uma transportadora de cargas rodoviária do meio oeste de Santa Catarina e quais as principais motivações para a aplicação destas ações na empresa. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, de caráter descritiva e aplicada. A investigação define-se ainda como um estudo de caso. Para a coleta dos dados, utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada com um Gerente Corporativo e com o Coordenador de SMAQ (Segurança, Meio Ambiente e Qualidade) da empresa, tendo como método de interpretação dos dados, a análise de conteúdo com delineamento de análise do estudo descritivo. Os resultados obtidos demonstram que a empresa adota práticas de logística verde em suas atividades, sendo que busca atender as exigências da legislação e das certificações adquiridas. Nota-se ainda, que a empresa considera as ações de logística verde importantes para o ganho de vantagens competitivas através de maior valor agregado ao serviço, porém a mesma não elabora em seu planejamento estratégias com estes objetivos definidos. Desse modo, percebe-se que para a criação destas vantagens competitivas bem como para demais benefícios para a empresa e principalmente para o meio ambiente, a transportadora deve incorporar estes objetivos em seu planejamento estratégico.
Palavras-chave: Logística
Administração de materiais
Sustentabilidade
Meio ambiente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1242
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FARIAS.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.