Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caracelli Scherma, Camila-
dc.creatorToniolo, Fernanda Nicolini-
dc.creatorZanotelli, Camila-
dc.date2016-06-24-
dc.date.accessioned2017-10-06T19:32:37Z-
dc.date.available2017-10-06-
dc.date.available2017-10-06T19:32:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1249-
dc.description.abstractThis article aims to understand some voices of discourse of corporate reading incentive policies in Brazil, more specifically the Project "Read to a child", launched by the banking institution. Based in discursive studies, we analyze how to build, the speeches, the directions for the training of players; understand the presence of global hegemonic interests in reading incentive speeches in Brazil; besides knowing other aspects of the role of private business projects in relation to reading. To make the study of selected speeches, we rely on theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin regarding the use of speech and authors that dialogue with these assumptions to understand the reading practices, as John Wanderley Geraldi and Paulo Freire. We seek to understand, analyze and discuss the applied project through corporate policies, its influence and competition for space in the formation of readers.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo compreender algumas vozes de discursos que sustentam políticas corporativas de incentivo à leitura no Brasil, mais especificamente do Projeto “Leia para uma criança”, lançado pela Instituição bancária. Fundamentado nos estudos discursivos, buscamos analisar como se constroem, pelos discursos, os sentidos em relação à formação de leitores; compreender a presença de interesses hegemônicos globais nos discursos de incentivos à leitura no Brasil; além de conhecer outras faces do papel de projetos de empresas privadas em relação à leitura. Para fazer o estudo dos discursos selecionados, baseamo-nos nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin no que diz respeito ao uso do discurso e de autores que dialogam com esses pressupostos para compreender as práticas de leitura, como João Wanderley Geraldi e Paulo Freire. Buscamos compreender, analisar e discutir o projeto aplicado através de políticas corporativas, sua influência e a disputa por espaço na formação de leitores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-06T19:00:39Z No. of bitstreams: 1 TONIOLO e ZANOTELLI.pdf: 799740 bytes, checksum: a4f70b731d9d1891db52c55a6e7ca384 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-06T19:32:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TONIOLO e ZANOTELLI.pdf: 799740 bytes, checksum: a4f70b731d9d1891db52c55a6e7ca384 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-06T19:32:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TONIOLO e ZANOTELLI.pdf: 799740 bytes, checksum: a4f70b731d9d1891db52c55a6e7ca384 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscursospt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleNa arena da leitura: políticas corporativas para formação de leitorespt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TONIOLO e ZANOTELLI.pdf781 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.