Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1249
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Caracelli Scherma, Camila | - |
dc.creator | Toniolo, Fernanda Nicolini | - |
dc.creator | Zanotelli, Camila | - |
dc.date | 2016-06-24 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-06T19:32:37Z | - |
dc.date.available | 2017-10-06 | - |
dc.date.available | 2017-10-06T19:32:37Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1249 | - |
dc.description.abstract | This article aims to understand some voices of discourse of corporate reading incentive policies in Brazil, more specifically the Project "Read to a child", launched by the banking institution. Based in discursive studies, we analyze how to build, the speeches, the directions for the training of players; understand the presence of global hegemonic interests in reading incentive speeches in Brazil; besides knowing other aspects of the role of private business projects in relation to reading. To make the study of selected speeches, we rely on theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin regarding the use of speech and authors that dialogue with these assumptions to understand the reading practices, as John Wanderley Geraldi and Paulo Freire. We seek to understand, analyze and discuss the applied project through corporate policies, its influence and competition for space in the formation of readers. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo compreender algumas vozes de discursos que sustentam políticas corporativas de incentivo à leitura no Brasil, mais especificamente do Projeto “Leia para uma criança”, lançado pela Instituição bancária. Fundamentado nos estudos discursivos, buscamos analisar como se constroem, pelos discursos, os sentidos em relação à formação de leitores; compreender a presença de interesses hegemônicos globais nos discursos de incentivos à leitura no Brasil; além de conhecer outras faces do papel de projetos de empresas privadas em relação à leitura. Para fazer o estudo dos discursos selecionados, baseamo-nos nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin no que diz respeito ao uso do discurso e de autores que dialogam com esses pressupostos para compreender as práticas de leitura, como João Wanderley Geraldi e Paulo Freire. Buscamos compreender, analisar e discutir o projeto aplicado através de políticas corporativas, sua influência e a disputa por espaço na formação de leitores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-06T19:00:39Z No. of bitstreams: 1 TONIOLO e ZANOTELLI.pdf: 799740 bytes, checksum: a4f70b731d9d1891db52c55a6e7ca384 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-06T19:32:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TONIOLO e ZANOTELLI.pdf: 799740 bytes, checksum: a4f70b731d9d1891db52c55a6e7ca384 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-06T19:32:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TONIOLO e ZANOTELLI.pdf: 799740 bytes, checksum: a4f70b731d9d1891db52c55a6e7ca384 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Discursos | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Na arena da leitura: políticas corporativas para formação de leitores | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TONIOLO e ZANOTELLI.pdf | 781 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.