Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Jane Teresinha Donini-
dc.creatorZardo, Dorilde-
dc.date2016-06-27-
dc.date.accessioned2017-10-06T19:32:57Z-
dc.date.available2017-10-06-
dc.date.available2017-10-06T19:32:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1250-
dc.description.abstractThe objective of this paper is to discuss about the inclusion of deaf people on regular public schools. It aims to question the inclusion policies which have paradigms and principles that are frequently defended on national normative documents. On the other hand, the same inclusion polices are questioned by many theorists about their execution. The process of deaf inclusion finds many obstacles and challenges, especially those related to the pedagogical practices which are always directed to the hearings. To develop this bibliographic research we have based the discussion on authors such as Skliar (1997,1998,1999), Costa (2010), Beyer (2005), Góes (2004) e Laplane (2004). From the developed studies to produce this paper, it was possible to analyze a great number of questions about inclusion legal propositions besides questions about scholar practices analyzed through my experience as a teacher. It’s not my pretension to propose solutions to the identified problems, however bring them to the public's attention as a way to think other including possibilities for deaf students on primary school to high school.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como propósito promover uma reflexão acerca da inclusão dos surdos nas escolas do ensino regular/comum da rede pública de educação. Pretende provocar indagações a respeito das políticas de inclusão quanto aos paradigmas conceituais e os princípios que são defendidos com frequência nos documentos normativos nacionais e questionados com frequência por muitos teóricos quanto à sua efetivação. O processo de inclusão de surdos encontra muitos obstáculos e desafios especialmente àqueles relacionados às práticas pedagógicas, que são sempre voltadas para os ouvintes. Para desenvolver esta pesquisa de cunho bibliográfico, buscou-se ancoragem teórica em autores como Skliar (1997,1998,1999), Costa (2010), Beyer (2005), Góes (2004) e Laplane (2004). A partir dos estudos desenvolvidos para a produção deste trabalho, foi possível refletir e problematizar diversas questões que envolvem tanto as proposições legais sobre inclusão quanto as questões práticas da vida na escola, cuja minha experiência como professora me permitiu problematizar. Não tive a pretensão de apontar soluções aos problemas identificados, mas trazê-los ao conhecimento para assim poder pensar outras possibilidades de inclusão dos surdos em idade de escolarização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-06T18:49:48Z No. of bitstreams: 1 ZARDO.pdf: 197705 bytes, checksum: 7134ba7c2c5188820fcdd5e513c3c602 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-06T19:32:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZARDO.pdf: 197705 bytes, checksum: 7134ba7c2c5188820fcdd5e513c3c602 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-06T19:32:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZARDO.pdf: 197705 bytes, checksum: 7134ba7c2c5188820fcdd5e513c3c602 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência auditivapt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleSurdez e educação inclusiva: do que estamos falando?pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZARDO.pdf193,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.